6ª edição do Prêmio Educar para a Igualdade Racial – inscrições até 31/05/2012

13 de abril, 2012

O Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (Ceert) lança a 6ª edição do Prêmio Educar para a Igualdade Racial, que incentiva educadores brasileiros a adotarem programas e ações voltados para a valorização da diversidade e promoção da igualdade racial.

Realizado em parceria com a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) e o Banco Santander no Brasil, o prêmio aceitará inscrições até 31 de maio pelo site do Ceert.

A iniciativa contempla duas categorias: professor e gestão escolar. A primeira mapeia e dá visibilidade às boas práticas escolares desenvolvidas por professores. A segunda incentiva ações planejadas e executadas diretamente pela gestão escolar. As escolas premiadas são beneficiadas com plano de acompanhamento para estimular e potencializar a institucionalização das práticas.

Inscrições e mais informações: www.ceert.org.br
Leia a seguir matéria publicada no site da Adital:


(Adital) Estão abertas até 31 de maio as inscrições para a 6ª edição do Prêmio Educar para a Igualdade Racial. O concurso é destinado a professores e instituições públicas e privadas da Educação Infantil ao Ensino Médio que apliquem práticas pedagógicas ou de gestão escolar com o objetivo de promover a igualdade racial.

Idealizado há onze anos o prêmio incentiva educadores de todo o Brasil a adotarem programas e ações voltados para a valorização da diversidade e promoção da igualdade racial. Ao longo desse tempo foram catalogadas quase 2.000 práticas pedagógicas relacionadas à educação igualitária oriundas de todos os estados brasileiros e de todos os níveis educacionais, exceto o superior. O objetivo é prosseguir valorizando o protagonismo dos(as) educadores(as), fortalecendo a progressiva institucionalização das ações educacionais e contribuindo para a efetiva implementação da Lei de Diretrizes e Bases (LDB) e das diretrizes curriculares que se ocupam do tema.
Serão destinadas duas premiações: para a categoria professor os recursos visam mapear, apoiar e dar visibilidade às boas práticas escolares desenvolvidas por professores, reconhecendo a importância pedagógica destas práticas para a formação de crianças desprovidas de preconceitos e discriminações de toda natureza e preparadas para conviver de forma respeitosa com a diversidade cultural, regional e étnico-racial.
Já as premiações da categoria escola visam incentivar e apoiar iniciativas institucionais praticadas pela gestão escolar que fortaleceram práticas pedagógicas desenvolvidas por professores. Bem como, favoreceram a institucionalização dessas boas práticas, contribuindo com a implementação da LDB (art.26- A) e das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana, fortalecendo a democratização da política nacional de educação.
O prêmio é uma iniciativa do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT) em parceria com o Banco Santander no Brasil, Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República/SEPPIR.
Sobre o CEERT
Uma organização não-governamental e sem fins lucrativos criada em 1990, que desenvolve projetos nas áreas de diversidade no trabalho, educação, direito, acesso à Justiça, políticas públicas, saúde e liberdade de crença, além de prestar consultorias a empresas, prefeituras e órgãos públicos interessados em implantar políticas de valorização da diversidade e de promoção da igualdade racial.
As inscrições estão sendo efetuadas no endereço: http://www.ceert.org.br/pesquisa/formularios/premio_educar.php.
Agenda:
O que: Inscrições abertas para o 6º Prêmio Educar para a Igualdade Racial
Quando: Até 31 de maio
Onde: Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT)
Contatos: (11) 3804.0320

Acesse em pdf: Prêmio Educar estimula a valorização da diversidade e a promoção da igualdade racial (Adital – 07/05/2012)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas