São Paulo – A Defensoria Regional de Direitos Humanos (DRDH) da Defensoria Pública da União (DPU) em São Paulo irá realizar, na próxima sexta-feira (11), a décima edição do Ciclo de Debates Gênero e Direitos Humanos. Com a temática “Tortura e Encarceramento Feminino”, o evento pretende discutir o problema prisional que atinge a população feminina e a tortura, apresentando a visão de especialistas em Direito, Medicina e a própria experiência pessoal de uma egressa do sistema prisional.
(DPU, 09/10/2019 – acesse no site de origem)
O evento é parte do ciclo anual de debates realizado todos os meses na DPU/SP ao longo do ano de 2019. O objetivo do Ciclo é tratar de temas centrais de Direitos Humanos, sob a perspectiva de gênero, com o fortalecimento das redes de atuação em defesa destes direitos. A iniciativa também possibilita e substancia a atuação da DPU, com a realização de estudos que visem à atuação judicial e extrajudicial do DRDH e a realização de seminários, capacitações, audiências públicas, entre outros.
Nesta edição, debaterão Deise Benedito, perita do Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura e mestra em Direito e Criminologia pela Universidade de Brasília (UnB); Eliana Garnica, boliviana, costureira e egressa do sistema prisional brasileiro; Karina Quintanilha, mestra pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), advogada e pesquisadora na área de migrações; Natalia Timerman, médica psiquiatra do Centro Hospitalar do Sistema Penitenciário e mestre pela Universidade de São Paulo (USP). Serão facilitadoras do debate Viviane Balbuglio, advogada e mestranda em Direito e Desenvolvimento pela Fundação Getulio Vargas (FGV), e a defensora pública federal Nara de Souza Rivitti, da DPU/SP.
Confira a programação anual do Ciclo de Debates sobre Gênero e Direitos Humanos:
1º Debate – Janeiro (18/01): direito humano à alimentação
2º Debate – Fevereiro (15/02): aborto legal
3º Debate – Março (15/03): mulheres em posição de liderança
4º Debate – Abril (26/04): direito humano à moradia e população em situação de rua
5º Debate – Maio (17/05): direitos da população LGBTI
6º Debate – Junho (14/06): mulheres migrantes e refugiadas
7º Debate – Julho (19/07): tráfico de pessoas e trabalho escravo
8º Debate – Agosto (16/08): mulheres indígenas e quilombolas
9º Debate – Setembro (13/09): direitos da pessoa com deficiência
10º Debate – Outubro (11/10): tortura e encarceramento feminino
11º Debate – Novembro (08/11): direitos da população negra e diversidade étnica
12º Debate – Dezembro (06/12): Declaração Universal dos Direitos Humanos e Agenda 2030: 10 anos para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.
Ciclo de Debates Gênero e Direitos Humanos: Direito da Pessoa com Deficiência
Data: 11/10 (sexta-feira) – das 15h às 17h
Local: Auditório da Defensoria Pública da União em São Paulo (DPU/SP)
Rua Teixeira da Silva, 217 – 1º andar
Próximo à estação Brigadeiro da Linha 2 Verde do Metrô de São Paulo.