Evento e Lançamento do Livro “Publicidade Antirracista: reflexões, caminhos e desafios” – São Paulo/SP, 27/11/2019

12 de novembro, 2019

Os caminhos e desafios para uma publicidade antirracista são tema do encontro que acontece no Sesc Avenida Paulista, em parceria com a
ECA-USP.

Inserida no projeto Do 13 ao 20 – (Re)Existência do povo negro, a atividade se divide em três mesas de conversas e lançamento de livro.

Sesc São Paulo finaliza neste mês de novembro o projeto Do 13 ao 20 – (Re)Existência do povo negro. E, no dia 27quartadas 14h às 19h30, acontece o encontro “Para pensar uma publicidade antirracista”, em parceria com a Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), com mesas de debates e lançamento do livro “Publicidade Antirracista: reflexões, caminhos e desafios”. A atividade é gratuita e o livro será ofertado gratuitamente aos participantes, até o término do estoque.

O evento tem como objetivo compartilhar olhares, perspectivas e experiências que elucidem o entendimento sobre as expressões publicitárias antirracistas e as suas potencialidades, caminhos e desafios para enfrentar os cenários inscritos pelas ações deletérias do racismo estrutural presente nos espaços da produção e dos consumos da publicidade brasileira.

Sobre o livro “Publicidade Antirracista: reflexões, caminhos e desafios”

Organizado pelos professores e pesquisadores Francisco Leite e Leandro Leonardo Batista, da USP. A obra configura-se como uma coletânea interdisciplinar com 15 capítulos escritos por cientistas sociais de diversas universidades brasileiras, bem como profissionais do campo publicitário. A publicação apresenta contribuições e discussões que sugerem, a partir dos espaços publicitários, modos e caminhos de agir em oposição ao racismo e suas manifestações.

Autoras e Autores: Aquiles Filho, Bruno Pompeu, Carlos Augusto de Miranda e Martins, Clotilde Perez, Dilma Souza Campos, Flávia Mayer dos Santos Souza, Francisco Leite, Juliana Bellia Braga, Laura Guimarães Corrêa, Laura Wottrich, Leandro Leonardo Batista, Lina Moreira, Lunalva de Oliveira Mendes Lima, Marcos Emanoel Pereira, Marina A. E. Negri, Pablo Moreno Fernandes, Rafael T. Barreto, Renata Hilario e Roberto Santos.

Editora: Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).

Horários das Mesas

14h10 – “Caminhos para pensar uma publicidade antirracista: O lugar dos negros e das negras nos espaços da produção e dos consumos no Brasil e as questões sobre o uso dos estereótipos”.

Com Clotilde Perez (USP), Francisco Leite (USP) e Marcos Emanoel Pereira (UFBA).  Mediação: Leandro Leonardo Batista (USP).

16h – “Experiências antirracistas nos espaços de ensino, formação e mercado de trabalho para os/as profissionais publicitários/as negros/as no Brasil”.

Com Aquiles Filho (Grupo Publicitários Negros do Brasil), Lina Moreira (Metodista) e Dilma Campos (Agência Outra Praia). Mediação: Francisco Leite (USP).

17h50 – “Desafios e oportunidades para a expressão da igualdade racial na publicidade: Reflexões sobre gênero, interseccionalidade, negritudes e branquitudes”.

Com Laura Wottrich (UFRGS), Pablo Moreno Fernandes (UFMG), Flávia Mayer dos Santos Souza e Juliana Bellia Braga (UFES). Mediação: Leandro Leonardo Batista (USP).

SERVIÇO

Para Pensar uma Publicidade Antirracista

Mesas de conversas compartilham experiências e perspectivas acerca das expressões publicitárias antirracistas e as suas potencialidades, caminhos e desafios. O evento também celebra o lançamento do livro “Publicidade Antirracista: Reflexões, Caminhos e Desafios”.

Quando: Dia 27 de novembro de 2019. Quarta, das 14h às 19h30.

Faixa etária: 14 anos.

Local: Térreo – Praça.

Ingressos: Sem necessidade de inscrição ou retirada de ingressos. Sujeito à lotação do espaço.

SESC AVENIDA PAULISTA

Avenida Paulista, 119, Bela Vista, São Paulo

Fone: (11) 3170-0800

Transporte Público: Estação Brigadeiro do Metrô – 350m

Horário de funcionamento da unidade:

Terça a sábado, das 10h às 22h.

Domingos e feriados, das 10h às 19h.

Horário de funcionamento da bilheteria:

Terça a sábado, das 10h às 21h30.

Domingos e feriados, das 10h às 18h30.

Site: sescsp.org.br/avenidapaulista

Facebook: facebook.com/sescavpaulista
Instagram: @sescavpaulista

App Sesc Avenida Paulista: disponível para download gratuito em celulares e tablets no endereço sescsp.org.br/avenidapaulista

ASSESSORIA DE IMPRENSA DO SESC AVENIDA PAULISTA

Gean Carlo Seno

(11) 3170-1400 / 95431-9106

Renata Barros

(11) 3170-1401

[email protected]

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas