1º Encontro de Estudantes, Coletivos e Universitários Negros – PRÉ EECUN – São Paulo, SP, 28/02/2015

26 de fevereiro, 2015

Encontro de Estudantes e Coletivos Universitários Negros, acontece no próximo sábado, dia 28, às 17h30. A União das Escolas de Samba é quem abre as portas para o evento que reunirá estudantes e ativistas para discutir: A Presença Negra na Universidade: Acesso, Permanência e Identidade. Além do debate, a intenção dos organizadores é promover a interação entre a juventude negra que ocupa os espaços acadêmicos. Nas Pickups, o DJ do grupo de rap Racionais MC’s, Kl Jay, vai completar a tarde com o melhor da música negra. 

A mancha histórica chamada escravidão deixa até hoje consequências para comunidade africana escravizada no país. A exclusão e marginalização de mais de 80 milhões de brasileiros dos seus direitos elementares como: educação, saúde e emprego são lacunas na democracia brasileira a qual devemos combater. O acesso do negro à universidade é uma conquista dos movimentos sociais e negro, mas para sua permanência ainda se faz necessária nossa luta.

O PRÉ EECUN – SP é a etapa local de mobilização dos estudantes pretos para pautar nossas demandas e leva-las para o encontro nacional- EECUN que vai reunir estudantes de universidades públicas e particulares do Brasil em São Carlos, de 7 a 8 de Maio.

Programação:

17h30 – Abertura (discotecagem)

KL Jay

DJ Alex Cobra

19h – Mesa de debate “A presença negra na universidade: acesso, permanência e identidade”.

Convidados

Rosa Anacleto: Formada em Administração de Empresa, Sindicalista, militante do Movimento Negro e de Mulheres Negras, atualmente está presidente estadual da Unegro – União de Negros e Negras pela Igualdade.

Silvio Luiz de Almeida: Advogado, professor universitário, doutor em Filosofia e Teoria Geral do Direito (USP), bacharel em Filosofia (USP), consultor técnico da Federação Quilombola do Estado de São Paulo, especialista em Direito Empresarial e Terceiro Setor.

Ezio Rosa: Ex estudante de Pedagogia da UNIFESP e escritor do tumblr “Bicha Nagô”.

Ciça Pereira: Estudante de Gestão e Políticas Públicas da Universidade de São Paulo.

Marseu Carvalho: Membro da comissão municipal de emigrantes, fundador da Associação de estudantes angolanos em SP. Formado em gastronomia pela Hotec e marketing pela Anhanguera.

Para mais informações: Facebook: 1º Encontro de Estudantes Universitários Negros

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas