Famosa grafiteira produzirá obra ao vivo no gramado do Congresso em comemoração ao aniversário da Lei Maria da Penha – Brasília/DF, 10 e 11/08/2015

10 de agosto, 2015

Panmela Castro, conhecida como Grafiteira da Penha, produzirá obra ao vivo no gramado do Congresso Nacional a convite da Câmara dos Deputados. Artista foi reconhecida pela Revista Newsweek (2012) como uma das 150 mulheres que estão abalando o mundo

Comemorar os 9 anos da Lei Maria da Penha de uma forma diferente. Essa foi a proposta levada a cabo pela Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados. Após meses de negociação, a grafiteira Panmela Castro, apelidada de Grafiteira da Penha, desembarcará em Brasília para produzir uma obra de 12m², ao vivo, no gramado do Congresso Nacional. A ação ocorrerá na próxima segunda-feira (10).

No dia seguinte, Panmela fará a entrega da obra à Câmara dos Deputados, em um ato em comemoração ao aniversário da Lei Maria Penha, considerada como uma das normas mais avançadas do mundo para a defesa dos direitos das mulheres em situação de violência. Para a coordenadora da Bancada Feminina, deputada Dâmina Pereira (PMN-MG), a ação é uma forma de dar visibilidade a um tema que muitas vezes é tratado apenas no âmbito jurídico, mas que também pode ser discutido por meio de outras expressões artísticas. “Queremos diversificar as formas de tratar a lei, e a arte é uma delas”, afirmou a parlamentar.

Durante a entrega, a Secretaria da Mulher fará o pré-lançamento da 4ª Edição do Concurso sobre a Lei Maria da Penha, que este ano premiará as melhores músicas elaboradas por profissionais e amadores que tratarem do tema.

“Além da pintura, a música também é uma forma de aproximar da juventude o tema da violência doméstica, que ainda causa a morte de uma mulher a cada 1 hora e meia em nosso país. Hoje a cultura do jovem é muito musicalizada, e queremos utilizar a mesma linguagem para divulgar uma das nossas leis mais importantes”, afirmou a procuradora da Mulher da Câmara, deputada Elcione Barbalho (PMDB-PA). O concurso, realizado em parceria com o Banco Mundial, dará aos vencedores a produção do videoclipe de cada canção criada, que serão legendadas para o inglês e o espanhol.

Sobre a Artista

Panmela Castro é uma grafiteira e feminista reconhecida internacionalmente e com obras expostas em diversas partes do mundo. É graduada pela UFRJ em pintura e mestre em artes pela Uerj. Seu trabalho é focado na igualdade de gênero e fornece a inspiração principal para o conteúdo de suas pinturas provocantes. Em 2012, a Revista Newsweek incluiu Panmela na lista das 150 mulheres que estão abalando o mundo.

Agenda

Dia 10/08 (segunda-feira) – 9h30 às 17h – Produção Artística ao Vivo
Local: Gramado do Congresso Nacional

Dia 11/08 (terça-feira) – 15h – Ato em Comemoração ao Aniversário de 9 anos da Lei Maria da Penha. Recebimento da obra de Panmela Castro pela Câmara dos Deputados. Pré-Lançamento da 4ª Edição do Concurso de Curtas sobre a Lei Maria da Penha.
Local: Café do Salão Verde

Mais informações:
http://www.panmelacastro.com/
http://revistatpm.uol.com.br/entrevistas/anarkia-boladona.html

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas