A Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC), por meio do GT “Mulheres na MFC” em parceria com a Anis – Instituto de Bioética, promove o I Seminário sobre Gravidez Indesejada e APS – “Onde estamos e para onde podemos avançar”, de forma online, dia 28 de setembro, às 19h, em comemoração ao Dia Latino-Americano e Caribenho pela Descriminalização do Aborto. As inscrições gratuitas podem ser feitas aqui.
No encontro haverá a apresentação de um painel com a participação de Cristião Rosas, da Febrasgo e Rede Médicos pelo Direito de Decidir), no qual falará sobre as perspectivas históricas sobre a criminalização do aborto no Brasil e barreiras ao aborto legal. E a professora Helena Paro, da FAMED/UFU e Febrasgo, fará um relato das experiência de ampliação dos serviços de aborto legal por telemedicina. E Melanie Maia, médica de família e comunidade membro do GT-MMFC, doutoranda da ENSP/Fiocruz, deve falar sobre seu artigo: oferta de aborto legal na atenção primária à saúde – uma chamada para ação.
Confira a programação:
19h – Mesa de Lançamento da Cartilha “Gravidez Indesejada: as dúvidas que você sempre teve, mas nunca pôde perguntar”,
19h00 – Denize Ornelas – GTs Mulheres na MFC; Gênero, Sexualidade, Diversidade e Direitos e Saúde da População Negra
19h10 – Ilana Ambrogi – Instituto Anis Bioética / GT Mulheres na MFC
19h20 – Zeliete Zambon – presidenta SBMFC
19h30 – Painel: “Gravidez Indesejada e APS – Onde estamos e pra onde podemos avançar”
Mediadora: Débora Teixeira – GTs Mulheres na MFC; Gênero, Sexualidade, Diversidade e Direitos e Saúde da População Negra
19h35 – Cristião Rosas – FEBRASGO/RGDC
19h55 – Helena Paro – FAMED-UFU/FEBRASGO
20h15 – Melanie Maia – UFRJ / GT Mulheres na MFC
20h35 – Debate
21h – Encerramento
No evento será lançada a cartilha “Gravidez Indesejada: as dúvidas que você sempre teve, mas nunca pôde perguntar”, com a presença de representantes das entidades e dos grupos de trabalho, além disso, haverá divulgação do posicionamento da SBMFC acerca da descriminalização do aborto.
Os materiais preparatórios estão disponíveis abaixo:
O direito ao aborto no Brasil e a implicação da Atenção Primária à Saúde
Oferta de aborto legal na atenção primária à saúde
Aborto legal via telessaúde – Orientações para serviços de saúde 2021