Programação
14 de abril, sábado
10h30 – Diferenças, cores e amores
VANESSA MERIQUE é jornalista e contadora de histórias em locais diversos, como livrarias, centros culturais e bibliotecas. É autora dos livros Galinda, uma mãe muito especial e Mágica na Loja de Tintas.
16h – Respeito acima de tudo! Conversando sobre Diversidade Sexual
VALÉRIA MELKI BUSIN é psicóloga (USP), mestre em Ciências da Religião (PUC/SP) e doutoranda em Psicologia Social (USP). É escritora, com títulos publicados pelas editoras GLS, Scipione e CDD. Integra a equipe de coordenação da ONG feminista Católicas pelo Direito de Decidir.
19h – Monólogo musical: O Cheiro da Feijoada
ILÉA FERRAZ é atriz, diretora, produtora e artista plástica. Atuou nas novelas A Padroeira (Rede Globo), Xica da Silva (Manchete), Helena (Rede Manchete) e Pacto de Sangue (Rede Globo). Dirigiu curtas-metragens, espetáculos e peças de teatro. Ilustrou livros infanto-juvenis. “O Cheiro da Feijoada” (texto de Thomas Bakk, roteiro adaptado e direção de Iléa Ferraz) já foi apresentado em Luanda e Benguela (Angola), em 2009.
15 de abril, domingo
10h30 – Lendas africanas para crianças
DENISE CARREIRA é jornalista, mestre em educação (Faculdade de Educação da USP) e Relatora Nacional pelo Direito à Educação. Atualmente coordena o Programa Diversidade, Raça e Participação da ONG Ação Educativa, que defende cotas para negros nas universidades. É autora do livro de contos infantis Lendas Africanas: e a força dos tambores cruzou o mar(Salesiana, 2011).
16h – Reescrevendo a história das mulheres
SCHUMA SCHUMAHER é escritora, educadora social e militante feminista. Coordenadora do Projeto “Mulher, 500 Anos Atrás dos Panos”, é co-autora do Dicionário Mulheres do Brasil,Abrealas, Um Rio de Mulheres, Gogó de Ema e Mulheres Negras do Brasil (Prêmio Jabuti 2008).
18h30 – Reeducar homens para a não-violência
SÉRGIO FLÁVIO BARBOSA é filósofo. Professor nas Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU/SP), é coordenador do Projeto de Responsabilização de Homens Autores de Violência Contra a Mulher.
16 de abril, 2ª feira
17h – Meninas discretas: homossexualidades e lesbofobia na escola
MARIA CRISTINA CAVALEIRO é graduada em Educação Física e em Pedagogia, mestre em Educação Física (Unicamp) e doutora em Educação (USP). É integrante do Grupo de Estudos de Gênero, Educação e Cultura Sexual – Edges/USP e atualmente é docente do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Norte do Paraná, campus de Cornélio Procópio.
18 de abril, 4ª feira
17h – História do feminismo no Brasil
MARIA AMÉLIA TELES é pedagoga com especialização em Administração Escolar, Orientação Educacional e Psicologia Educacional pela UnB. Uma das fundadoras da ONG União de Mulheres de São Paulo, é coordenadora do Projeto Promotoras Legais Populares. É autora dos livrosBreve História do Feminismo no Brasil (Brasiliense) e O que é Violência contra a Mulher(Brasiliense)
19 de abril, 5ª feira
17h – Uma autora afrodescendente para crianças e jovens
CIDINHA DA SILVA é “prosadora” e autora de: Cada Tridente em Seu Lugar (Mazza, 2007, 3ª ed.), Você me deixe, viu? Eu vou bater meu tambor! (Mazza, 2008), Os nove pentes d’África (novela juvenil, 2009), Kuami (romance infantil, Nandyala, 2011); “O mar de Manu” (conto, Kuanza Produções) e “Oh, margem! Reinventa os rios” (crônica, Literatura Marginal).
20 de abril, 6ª feira
17h – Negritude e diversidade
MARIA LÚCIA DA SILVA é psicóloga clínica, especializada em trabalhos de grupos com ênfase em gênero e raça. Coordenadora do Núcleo Psicoterapêutico do Instituto AMMA Psique e Negritude, é integrante da Comissão Nacional de Direitos Humanos do Conselho Federal de Psicologia e Empreendedora Social da Ashoka.
18h30 – A voz de uma mulher negra em prosa e poesia
CONCEIÇÃO EVARISTO é autora, entre outras obras, de Becos da Memória (Mazza, 2006) e Poemas da recordação e outros movimentos (Nandyala , 2008). Além de suas contribuições para a sérieCadernos Negros, seu livro mais conhecido é Ponciá Vicêncio (Mazza, 2003), romance afro-brasileiro, que fala da identidade negra em uma prosa extremamente poética.
21 de abril, sábado
10h30 – Diferenças, cores e amores
VANESSA MERIQUE é jornalista e contadora de histórias em locais diversos, como livrarias, centros culturais e bibliotecas. É autora dos livros Galinda, uma mãe muito especial e Mágica na Loja de Tintas.
16h – Cronista do cotidiano
JÚNIA PUGLIA é ex-funcionária de carreira da ONU e mora em Brasília. Escreve crônicas há alguns anos e há poucos meses começou a publicá-las no blog Nota de Rodapé, às sextas-feiras, onde mantém a coluna “De um tudo”.
22 de abril, domingo
16h – De Peito Aberto: uma campanha de mobilização e conscientização
VERA GOLIK é jornalista e escritora. Foi editora das revistas Nova, Vogue e Elle e atualmente colabora com as principais revistas femininas e sites do país. É autora dos livros: De Peito Aberto, a autoestima da mulher com câncer de mama, uma experiência humanista (2010, Alaúde); Corpo de Mulher: o prazer de conhecer (Terra Virgem, 2000); Tudo o que você precisa saber sobre celulite para ficar de bem com o seu corpo (Senac, 1995/2012); e outros.
HUGO LENZI é sociólogo e fotógrafo. Além de realizar trabalhos fotográficos para inúmeras agências de publicidade, teve trabalhos publicados em diversas revistas femininas e de moda. Em 2000, lançou, com Vera Golik, o livro Corpo de Mulher: o prazer de conhecer. Desde 2002 ministra palestras direcionadas a mulheres, abordando os temas da Beleza e Autoestima e Participação Social e Política.
18h30 – Uma blogueira pela igualdade étnico-racial e de gênero
CONCEIÇÃO OLIVEIRA é historiadora formada na FFLCH/USP, com especialização pela Unicamp. Atua principalmente com os seguintes temas: ensino de história (metodologia e prática), história africana e afro-brasileira, educação para a igualdade étnico-racial, gênero e diversidade. Prêmio Jabuti 2005 e 2008 na categoria Didático e Paradidático Ensino Fundamental e Médio. É blogueira e mãe da Marina.