Seminários 30 Anos de Geledés: Educação – atuações por ações afirmativas e pela educação como um direito humano – São Paulo/SP, 12/04/2018

27 de março, 2018

Os Seminários 30 Anos de Geledés celebrarão a trajetória política e social do Instituto da Mulher negra, e serão realizados entre os dias 05 e 19 de abril de 2018 no SESC Vila Mariana/SP.

Os eventos trarão à luz o momento político que permitiu a emergência de organizações da sociedade civil como Geledés Instituto da Mulher Negra e outras iniciativas dos movimentos de mulheres e negros no Brasil nos anos de 1980. Análise no processo que resultou na Constituição Federal de 1988, consagrando os novos direitos para negros e mulheres, que se dará em diálogo com as novas gerações de militantes sobre o legado de lutas e conquistas dos movimentos das mulheres e negros nas últimas três décadas.

PROGRAMAÇÃO

Dia 12 de abril 

14h30 às 19h: Educação –  atuações por ações afirmativas e pela educação como um direito humano

A partir de reflexão sobre o projeto Geração XXI, uma iniciativa de ação afirmativa na educação, abordará os desafios para a implementação de ações anti-racista e anti-sexistas, de valorização da presença negra, de sua história e cultura, além dos desafios atuais para a permanência de políticas públicas de redução das desigualdades e de enfrentamento das discriminações e preconceitos.

Palestrantes:

Cidinha da Silva
Escritora. Doutoranda no Programa Multi-institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento /UFBA.

Juarez Tadeu de Paula Xavier
Doutor em Comunicação e Cultura; assessor da Pró Reitoria de Extensão – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP.

Márcia Lima
Professora do Departamento de Sociologia – FFLCH/USP; Pesquisadora Senior do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento associada ao Centro de Estudos da Metrópole (CEPID-FAPESP).

Debatedoras:

Débora Silva
Professora de matemática; educadora social de juventudes; integrante do Coletivo Sociocultural Macambira.

Edilza Sotero
Doutora em Sociologia; professora da Faculdade de Educação/UFBA

Mediação:

Suelaine Carneiro – Coordenadora Geledés Instituto da Mulher Negra

Local do Evento: SESC Vila Mariana – Rua Pelotas, 141 – Vila Mariana – São Paulo/SP – Telefone(11) 5080.3000

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas