Na próxima quarta-feira, dia 24, às 10h, o Instituto Patrícia Galvão promove o webinário Violência e assédio contra mulheres no trabalho. O evento online faz parte de uma série de webinários que irá debater os dados da pesquisa realizada em parceria com o Instituto Locomotiva e apoio da Laudes Foundation sobre as percepções da população brasileira sobre a violência e o assédio contra mulheres no trabalho.
Segundo a pesquisa, 76% das mulheres já foram vítimas de violência no ambiente de trabalho. Gritos e xingamentos; discriminação em razão da aparência, raça, idade ou orientação sexual; controle excessivo e críticas constantes; agressão física; elogios constrangedores; assédio e estupro são algumas das situações vivenciadas pelas trabalhadoras, que também enfrentam uma série de desafios para conseguir trabalhar – como sobrecarga do trabalho doméstico e de cuidados.
Participam do encontro:
- Cida Trajano – Presidenta da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Vestuário (CNTRV/CUT)
- Luciana Campello – Gerente do programa Direitos e Trabalho da Laudes Foundation
- Patrícia Maeda – Juíza do Tribunal Regional do Trabalho (15ª Região Campinas/SP)
- Luiza Batista – Presidenta da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (FENATRAD)
O encontro será mediado pelas diretoras do Instituto Patrícia Galvão Jacira Melo e Marisa Sanematsu. Haverá transmissão pelos canais da Agência Patrícia Galvão no YouTube e Facebook.
Sobre a pesquisa:
Participaram do estudo online “Percepções sobre a violência e o assédio contra mulheres no trabalho” 1.500 pessoas (1.000 mulheres e 500 homens), com 18 anos ou mais, entre 7 a 20 de outubro de 2020. A margem de erro é de 2,9 pontos percentuais. Para saber mais sobre a pesquisa, acesse aqui.