Amazon remove categorias ‘para meninas’ e ‘para meninos’ da seção de brinquedos

11 de maio, 2015

(O Globo, 11/05/2015) Mudança para promover igualdade de gênero foi comemorada por educadores

No que parece ser uma tentativa de abolir estereótipos de gênero, a Amazon.com removeu as seções “Girls Toys” (brinquedos de meninas) e “Boys Toys” (brinquedos de meninos) do departamento infantil. Os dois botões não existem mais no menu do site e, a partir de agora, os consumidores só podem filtrar a busca de itens pela idade da criança ou pelo tipo de brinquedo: bonecos de ação, fantasias, jogos de tabuleiro, jogos educativos, etc.

Apesar de não ter mais botões ‘Brinquedos de meninas’ e ‘Brinquedos de meninos’, Amazon ainda permite busca pelos termos (Foto: Reprodução)

No entanto, ainda é possível realizar a busca dos termos “toys for girls” (brinquedos para meninas) e “toys for boys” (brinquedos para meninos) na barra de pesquisa do site de varejo. A página das meninas contém, por exemplo, bonecas, Barbies, álbuns para colorir e casinhas. Já a página dos garotos esté recheada de carrinhos e bonecos de super-heróis.

O bloqueio da busca por gênero foi notada por alguns internautas, que comentaram sobre a novidade nas redes sociais. A Amazon, no entanto, não emitiu um comunicado oficial sobre a decisão.

O usuário do Twitter Jack Danger, de São Francisco, foi um dos primeiros a notar a mudança.

“Essa semana a Amazon eliminou as categorias de gênero dos brinquedos. Não há mais seções de ‘meninos’ e ‘meninas’!”, comemorou o internauta no dia 2 de maio.

Apesar do silêncio da gigante do varejo sobre o assunto, a nova abordagem foi celebrada por defensores da igualdade de gênero e educadores, que consideram benéfico para as crianças que não sejam impostas definições de atividades próprias para meninas e para meninos.

Acesse o PDF: Amazon remove categorias ‘para meninas’ e ‘para meninos’ da seção de brinquedos (O Globo, 11/05/2015)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas