Ban: “autonomia das mulheres” pode ajudar a alcançar ODSs

Compartilhar:
image_pdfPDF

Secretário-geral da ONU fez a declaração durante evento de alto nível sobre o assunto organizado pela ONU Mulheres; Ban afirmou acreditar firmemente num planeta com igualdade de gêneros e direitos.

(Rádio ONU, 22/09/2016 – acesse no site de origem)

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, afirmou esta quinta-feira que a “autonomia econômica das mulheres” pode ajudar o mundo a alcançar o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 5, sobre igualdade de gênero.

Ban fez a declaração num painel de alto nível sobre o assunto, realizado paralelamente aos debates da Assembleia Geral.

Planeta 50:50

O chefe das Nações Unidas afirmou “acreditar firmemente num planeta 50:50, com igualdade de direitos entre homens e mulheres”. Segundo ele, uma forma de atingir o ODS 5 é através do empoderamento econômico feminino”.

Ban declarou que desse modo, as mulheres vão ter mais chances de exercer o controle de suas próprias vidas. Ao mesmo tempo, a iniciativa vai beneficiar suas famílias, comunidades e países.

O secretário-geral disse que “espera pelo momento em que todas as sociedades possam colher os benefícios da igualdade de gêneros”.

No início do ano, Ban Ki-moon lançou um painel de 20 especialistas durante o Fórum Econômico Mundial. O objetivo foi iniciar as discussões para reduzir as diferenças econômicas entre homens e mulheres.

O chefe da ONU disse que o painel está progredindo no avanço de “um portfólio de atividades que podem superar as barreiras e promover um investimento frutífero”.

Ele incentivou os integrantes do painel a continuarem cooperando em apoio a Agenda 2030 e para estabelecer uma série de metas para 2020. Ban declarou que dessa forma, será possível medir o avanço para questões de igualdade de gêneros.

Edgard Júnior

Compartilhar: