15/02/2014 – Juíza decide a favor do casamento gay em Estado dos EUA

15 de fevereiro, 2014

(Folha de S.Paulo) Uma juíza federal considerou inconstitucional a proibição do casamento entre pessoas do mesmo sexo na Virgínia, um dos 33 Estados americanos que ainda não autorizam esse tipo de união.

Segundo a juíza Arenda Wright Allen, a proibição viola o direito “à igual proteção dos indivíduos garantida pela 14ª emenda” da Constituição americana.

A decisão, anunciada na noite da última quinta-feira, no entanto, não autoriza imediatamente a realização de casamentos gays no Estado.

Leia também: Facebook oferece escolha de outro gênero além de feminino e masculino (O Globo)
África reforça perseguição a homossexuais com novas leis (O Globo)

Segundo a magistrada, é preciso esperar que seja finalizado o prazo de recursos na Corte de Apelações local.

A ideia é evitar o que aconteceu em Utah, onde o governo do Estado entrou com um recurso na Suprema Corte contra decisão semelhante de um juiz federal.

Cerca de 1.300 casamentos gays realizados em Utah entre a decisão do magistrado e o recurso do Estado ficaram num limbo jurídico. Em janeiro, o governo Obama decidiu reconhecer, pela lei federal, essas uniões.

Segundo a juíza de Norfolk, na Virgínia, o país “chegou a um outro momento da história, onde nós, o povo’ nos tornamos mais inclusivos, e nossa liberdade, mais perfeita”.

“O tribunal é obrigado a concluir que as leis sobre o casamento homossexual rejeitam de forma inconstitucional a liberdade fundamental dos gays e lésbicas da Virgínia de decidirem se casar”, disse.

Allen, a primeira juíza federal negra da Virgínia, comparou, em sua defesa, a restrição ao casamento gay com a proibição de casamentos inter-raciais vigente na década de 1960.

“A tradição por si só não pode justificar que casais do mesmo sexo não tenham o direito de se casar.”

No último sábado, o governo americano reconheceu os direitos de casais do mesmo sexo para todas as questões referentes ao sistema federal de Justiça, inclusive nos Estados que proíbem o casamento homossexual.

 

Acesse o PDF: Juíza decide a favor do casamento gay em Estado dos EUA (Folha de S.Paulo – 15/02/2014)  

 

 

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas