Médica que apontou relação entre zika e microcefalia dá palestra no DF

04 de abril, 2016

(G1/DF, 04/04/2016) Adriana Melo testou gestantes em 2015 e enviou amostras à Fiocruz.
DF monitora 19 grávidas que tiveram resultado positivo para o vírus.

Responsável a apresentar as primeiras evidências da relação entre o vírus da zika e o aumento no número de casos de microcefalia, a média Adriana Melo participa de uma palestra em Brasília sobre o tema no dia 16 de abril. O objetivo é mostrar os aspectos clínicos e epidemiológicos do micro-organismo, o panorama do DF e os desafios do diagnóstico.

O evento acontecerá no auditório do Hospital Santa Lúcia, na Asa Sul, no período da manhã. A iniciativa é aberta a toda a população. A entrada custa R$ 60.

Pesquisadora do Instituto de Pesquisa Professor Joaquim Melo, a médica paraibana desconfiou da relação entre o vírus e a síndrome em agosto de 2015. Ela tomou a iniciativa de coletar o líquido amniótico de duas gestantes cujos bebês tinham sido diagnosticados com microcefalia por exames de ultrassom.

As amostras, enviadas para a Fiocruz, levaram à descoberta de que o vírus era capaz de atravessar a placenta, feito inédito na ciência que reforçou as evidências de associação entre o zika e microcefalia. Por causa das evidências, a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou em fevereiro estado de emergência internacional.

A rede pública de saúde do DF já confirmou a presença do vírus em 19 grávidas: 11 de Brasília, sete de Goiás e uma de Mato Grosso. Os dados foram divulgados no boletim epidemiológico de quarta-feira (30). O atendimento das gestantes é considerado prioritário para a Secretaria de Saúde, que monitora todas as que tiveram diagnóstico positivo para o micro-organismo.

Acesse no site de origem: Médica que apontou relação entre zika e microcefalia dá palestra no DF (G1/DF, 04/04/2016)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas