28/11/2010 – Lei da Homofobia, editorial (Folha)

28 de novembro, 2010

(Folha de S.Paulo)  

Editorial do jornal Folha de São Paulo defende que legislação deve punir atos de discriminação contra homossexuais, mas precisa ser equilibrada para para não ferir a liberdade de opinião.

Desde 2006 tramita no Senado Federal, depois de já aprovado pela Câmara, o projeto da chamada “Lei da Homofobia”, criminalizando atitudes resultantes de “preconceito de sexo, orientação sexual e identidade de gênero”.

O Editorial aponta para a polêmica em torno do assunto, que ganhou intensidade nas últimas semanas “por causa das justificadas reações de choque e de repúdio diante dos recentes casos de agressão, supostamente por preconceito antigay, de jovens na avenida Paulista”.

Na opinião da Folha, pressionar pela aprovação da Lei da Homofobia é dar vazão institucional às condenações que o episódio justificadamente suscita. Reações contrárias ao projeto, contudo, surgem nos setores religiosos, que contam com a crescente influência da bancada evangélica para barrar a iniciativa.

Para o jornal, nos dois lados do debate, há quem se veja vítima de censura e preconceito. “O direito constitucional à liberdade de expressão e consciência, sem dúvida, é um dos valores que cumpre reiterar na análise do assunto”, defende.

Lei da Homofobia, editorial (Folha de S.Paulo – 28/11/2010)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas