09/09/2012 – Morre no Recife Vanete Almeida, da Rede de Trabalhadoras Rurais

09 de setembro, 2012

(Portal G1) Morreu, por volta das 9h deste domingo (9), no Recife, Vanete Almeida, 69 anos, líder feminista e representante das trabalhadoras rurais de Pernambuco, indicada para o prêmio Nobel em 2005. Natural de Custódia, ela faleceu no Hospital Albert Sabin, onde estava internada por causa de um câncer. A luta contra a doença já durava um ano.

Maria Vanete Almeida, durante a década de 80, atuou pela inserção feminina no meio sindical, iniciando o processo de organização de mulheres no Sertão do estado. Inspirou o livro “Ser Mulher num Mundo de Homens”, de Cornélia Parisius (Ed. SACTED/DED).

Ela também presidiu o Centro de Educação Comunitária Rural, no município de Serra Talhada, no Agreste do estado, e integrou o Conselho Nacional de Políticas para Mulheres de 1996 a 2003.

A partir de 1996, tornou-se coordenadora internacional da Rede de Mulheres Rurais da América Latina e do Caribe, que ajudou a fundar. Foi ainda assessora da Federação dos trabalhadores na Agricultura do Estado de Pernambuco (Fetape).

O corpo de Vanete será cremado nesta segunda-feira (10), às 11h, no Cemitério Morada da Paz, em Paulista.

Acesse o pdf: Morre no Recife líder feminista indicada para o prêmio Nobel (Portal G1 – 09/09/2012)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas