16/03/2011 – Mulheres criam pouco para Wikipédia (Folha)

361
0
Compartilhar:
image_pdfPDF

(Folha de S.Paulo) Matéria assinada por Noam Cohen, do jornal “New Tork Times”, revela que, entre os milhares de colaboradores da Wikipédia, somente cerca de 13% são mulheres. Isso resulta em serviços on-line mais voltados para o interesse masculino.  

“Sue Gardner, diretora-executiva da fundação Wikimedia (que mantém a Wikipédia), estabeleceu a meta de aumentar as contribuições femininas para 25% até 2015, mas ela está correndo contra as tradições do mundo da informática.”

“A noção de que um projeto colaborativo e aberto a todos é tão inclinado aos homens pode ser surpreendente. Afinal, não existe um time de executivos favorecendo os homens, como pode acontecer no mundo corporativo. A Wikipédia é mais como um experimento de escrita, um jogo em que cada um adiciona um pouco para construir um trabalho maior.”

Cada vez mais, o público vai à Wikipédia para fazer pesquisas. De acordo com um estudo recente do Pew Research Center, a porcentagem de adultos norte-americanos que usa o site para procurar informações subiu para 42% em maio de 2010 – em fevereiro de 2007, o número era de 25%.

Acesse na íntegra: Mulheres criam pouco para Wikipédia (Folha de S.Paulo – 16/03/2011)

Compartilhar: