16/03/2011 – Mulheres criam pouco para Wikipédia (Folha)

16 de março, 2011

(Folha de S.Paulo) Matéria assinada por Noam Cohen, do jornal “New Tork Times”, revela que, entre os milhares de colaboradores da Wikipédia, somente cerca de 13% são mulheres. Isso resulta em serviços on-line mais voltados para o interesse masculino.  

“Sue Gardner, diretora-executiva da fundação Wikimedia (que mantém a Wikipédia), estabeleceu a meta de aumentar as contribuições femininas para 25% até 2015, mas ela está correndo contra as tradições do mundo da informática.”

“A noção de que um projeto colaborativo e aberto a todos é tão inclinado aos homens pode ser surpreendente. Afinal, não existe um time de executivos favorecendo os homens, como pode acontecer no mundo corporativo. A Wikipédia é mais como um experimento de escrita, um jogo em que cada um adiciona um pouco para construir um trabalho maior.”

Cada vez mais, o público vai à Wikipédia para fazer pesquisas. De acordo com um estudo recente do Pew Research Center, a porcentagem de adultos norte-americanos que usa o site para procurar informações subiu para 42% em maio de 2010 – em fevereiro de 2007, o número era de 25%.

Acesse na íntegra: Mulheres criam pouco para Wikipédia (Folha de S.Paulo – 16/03/2011)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas