18/11/2012 – Entrega do Troféu Raça Negra homenageia negros que se destacam neste ano

18 de novembro, 2012

(Folha S.Paulo) Com uma homenagem a Martin Luther King e a participação da filha dele, Bernice King, acontece amanhã, a partir das 20h, a décima edição do Troféu Raça Negra.

O evento para convidados, na Sala São Paulo (centro da cidade), fará uma retrospectiva dos avanços obtidos pela comunidade negra e dos principais momentos dos dez anos de cerimônia.

Considerado o “Oscar” da comunidade negra, o evento tem o objetivo de premiar personalidades que se destacaram na valorização do negro na sociedade.

Por se tratar de uma retrospectiva, o prêmio, em 2012, se difere dos anteriores.

Bernice King, em discurso no memorial a seu pai, Martin Luther King; ela será homenageada em São Paulo

A premiação, que contemplava os que mais se destacaram no último ano, será substituída pela entrega de troféus para personalidades e artistas considerados importantes ao longo da história.

Um dos homenageados será o norte-americano Martin Luther King. Seu discurso em defesa dos direitos civis dos negros, chamado “I have a dream” (Eu tenho um sonho), dá nome à premiação de 2012.

Luther King foi assassinado em 1968. A filha dele, pela primeira vez na América do Sul, é quem receberá o troféu.

O evento também contará com shows de Sandra de Sá, Paula Lima, Margareth Menezes e Luiz Melodia, entre outros artistas.

A presença dos músicos do Racionais Mc’s, do medalhista olímpico Robson Caetano e da apresentadora Gloria Maria também foi confirmada.

“O Troféu Raça Negra é um dos prêmios mais relevantes do Brasil. Nesses dez anos, deu visibilidade ao negro, que pode mostrar suas ações, e uniu negros de todas as cores na luta pela igualdade e pela real diversidade em nosso país”, afirma José Vicente, reitor da Faculdade Zumbi dos Palmares.

Ao lado da Afrobrás (Sociedade Afrobrasileira de Desenvolvimento Sócio Cultura), a faculdade é uma das organizadoras do evento.

Criada em 2003, é a primeira instituição na América Latina com foco na inclusão dos negros no ensino superior, especialmente os de baixa renda. As mensalidades variam de R$ 300 a R$ 350.

 

Acesse em pdf: Cerimônia em SP homenageia negros que se destacam (Folha de S.Paulo – 18/11/2012)

 

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas