21/07/2012 – Filme em animação mostra uma princesa de atitude rebelde

21 de julho, 2012

(Louise Soares, colaboração para o suplemento Folhinha, da Folha de S. Paulo) As princesas são as heroínas dos contos de fada. A ruivinha Merida também é heroína, mas é uma princesa diferente das outras.
A personagem principal do desenho “Valente”, que estreou ontem nos cinemas, é rebelde até o último fio cacheado de sua cabeleira -para desgosto de sua mãe. A rainha Elinor gostaria que a filha fosse mais comportada e soubesse bordar em vez de cavalgar e atirar flechas. E gostaria que ela casasse também.
É aí que a decidida Merida desafia um costume antigo do reino e se recusa a aceitar como noivo um de seus três pretendentes, causando muita confusão.
Para mudar seu destino, ela procura uma excêntrica feiticeira, que lhe concede ajuda, mas com consequências imprevisíveis.
As crianças ouvidas pela “Folhinha” na pré-estreia do filme gostaram da heroína. “Ela é muito corajosa, não fica só como uma princesinha no castelo”, disse Bárbara Barreto, 9. Nina Zagrandi, 9, achou Merida fofa, mas seu irmão, Luca, 9, disse que o cabelo dela “é exagerado”.
A atriz Fernanda Ribeiro, 10, que faz a voz da princesa quando criança, diz que se identificou com ela. “Merida é muito parecida comigo, é bagunceira.”
“Merida tem muita atitude, é uma princesa diferente, fora dos padrões e ela gosta de ser assim”
MANU GAVASSI, 19, CANTORA QUE ESTÁ NA TRILHA DO FILME

Assista: O editor de Mente Aberta, Luís Antônio Giron, comenta o filme Valente

Leia em pdf: Vai encarar? (Folha de S.Paulo – 21/07/2012)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas