14/11/2011 – Troféu Raça Negra homenageia personalidades que contribuíram para valorização do negro

14 de novembro, 2011

trofeuracanegra300_heliohilariao_folhapress(Folha de S.Paulo) A Afrobras (Sociedade Afro-brasileira de Desenvolvimento Sociocultural) e a Faculdade Zumbi dos Palmares entregaram o Troféu Raça Negra 2011 em evento realizado em São Paulo. O prêmio é conferido anualmente às personalidades – negras ou não – que mais contribuíram para a valorização do negro na sociedade brasileira. 

Em sua 9ª edição, o Troféu Raça Negra homenageou Jair Rodrigues, que teve vários de seus sucessos interpretados por cantores, como Luiz Melodia, Toni Garrido, Wilson Simoninha, Pedro Mariano, Luciana Melo, Thalma de Freitas, Vanessa Jackson, Sandra de Sá, Roberta Miranda, Jorge Aragão e Negra Li.

Neste ano foram premiados os ministros Alexandre Padilha (Saúde), Ana de Hollanda (Cultura) e Carlos Ayres Brito (Supremo Tribunal Federal), os atores Lucy Ramos e Micael Borges e os jornalistas Dulcinéia Novaes, da Rede Globo, e Thiago Oliveira, da Gazeta.

Entre os destaques escolhidos pela organização estão: o medalhista olímpico Nelson Prudêncio (prata em 68 e bronze em 72) e a prefeita Rilza Valentim (PT), por seu trabalho na cidade de São Francisco do Conde (BA).

Segundo o presidente da Afrobras, José Vicente, o objetivo do prêmio, criado em 2000, quando se comemoravam os 500 anos do descobrimento do Brasil, é “reconhecer e reverenciar trajetórias de vidas de negros que fizeram carreiras brilhantes, apesar de todas as dificuldades”, sinalizando “o que pode ser o futuro, se construirmos hoje uma sociedade com democracia e igualdade de oportunidades”.

Saiba mais: http://www.trofeuracanegra.com.br
‘Oscar’ da comunidade negra é entregue em festa em São Paulo (Folha de S.Paulo – 15/11/2011)
Troféu Raça Negra será entregue hoje em SP (Folha de S.Paulo – 13/11/2011)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas