3 documentários para entender que falar sobre aborto é falar sobre garantia de direitos

28 de fevereiro, 2018

‘Clandestinas’, ‘Uma história severina’ e ‘Depois de Tiller’ abordam perspectivas diferentes sobre um tema complexo: direito ao aborto.

(HuffPost Brasil, 28/02/2018 – acesse no site de origem)

1 em cada 5 mulheres até 40 anos já fez, pelo menos, um aborto no Brasil, segundo estimativa da PNA (Pesquisa Nacional do Aborto). Mas por trás dos dados, estão as histórias de mulheres que, mesmo com o aborto ainda sendo criminalizado no Brasil, provam que falar sobre o tema perpassa opiniões, conceitos de “certo” e “errado”, de “contra” e “a favor”.

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), muitas mulheres recorrem ao abortamento ilegal e estima-se que um milhão de procedimentos, em geral inseguros, são realizados por ano no Brasil. Ainda segundo a organização, a cada dois dias uma mulher morre por complicações decorrentes do aborto ilegal no País.

O aborto no Brasil só é legal em caso de estupro e risco de vida da mãe, de acordo com o Código Penal. Uma decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) prevê também a interrupção da gravidez no caso de anencefalia do feto.

“Vivemos em uma década em que houve uma maior criminalização do aborto, somadas à redução dos números de aborto legal, casos de mulheres mortas em decorrência de um aborto inseguro, mulheres denunciadas à polícia por procurar o sistema de saúde”, afirma Debora Diniz, antropóloga e coordenadora da PNA.

As histórias dessas mulheres estão retratadas em três documentários selecionados pelo HuffPost Brasil que discutem a questão sob diferentes perspectivas: o aborto que acontece mesmo quando é ilegal, a dificuldade de garantir esse direito até quando o feto é anencéfalo e o dia a dia de médicos que trabalham com este tipo de procedimento nos Estados Unidos e que são igualmente perseguidos, como em países que o aborto ainda não é autorizado por Lei:

1. Clandestinas, de Fadhia Salomão (2014)

Por mais que a prática ainda seja considerada ilegal e o acesso a este direito esteja cada vez mais longe de ser alcançado, o aborto é uma realidade no Brasil. O documentário Clandestinas – 28 dias para a vida das mulheres, com direção de Fadhia Salomão, roteiro de Renata Côrrea e produção de Babi Lopesfoi lançado no Dia Latino-Americano e Caribenho Pela Descriminalização do Aborto em 2014, mas continua atual.

Em 23 minutos, a produção audiovisual traça um panorama da situação das mulheres que abortam de forma ilegal no Brasil — por meio de histórias de mulheres anônimas que decidiram interromper sua gravidez e exercitaram seu poder de escolha, clandestinamente. Desde a data de lançamento, ele está disponível no YouTube. Assista acima.

2. Uma história severina, de Debora Diniz e Eliane Brum (2005)

Fazer um aborto no Brasil só é legal em caso de estupro e risco de vida da mãe, de acordo com o Código Penal. Mas uma decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) prevê também a interrupção da gravidez no caso de anencefalia do feto. Só que chegar até dessa decisão não foi simples — e afetou a vida de milhares de mulheres. Mas principalmente a de Severina, mulher pobre do interior de Pernambuco. É o que conta a antropóloga Debora Diniz e a jornalista Eliane Brum, no documentário Uma história severina (2005).

Severina teve sua vida alterada pelos ministros do Supremo Tribunal Federal. Em 2004, ela foi internada em um hospital do Recife com um feto sem cérebro dentro da barriga. No dia em que o processo de interrupção de sua gestação iria acontecer, os ministros derrubaram a liminar que permitia que mulheres como Severina antecipassem o parto quando o bebê fosse incompatível com a vida e Severina precisou levar sua gestação até o fim. “A história desta mãe severina termina não com o berço, mas em um minúsculo caixão branco”, afirma descrição do documentário. Assista acima.

3. Depois de Tiller, de Lana Wilson e Martha Shane (2013)

Pode parecer estranho, mas não é. Até 2013, apenas quatro médicos faziam abortos tardios nos Estados Unidos e o quotidiano deles está retratado no documentário Depois de Tiller, em tradução literal para o português, de Lana Wilson e Martha Shane. O filme foi premiado no festival de Sundance daquele ano e chegou às telas no 40º aniversário do julgamento do caso que ficou conhecido nos EUA como Roe Vs. Wade – ocasião em que a Suprema Corte estabeleceu o direito de abortar no país.

O documentário leva o nome de George Tiller, um dos mais proeminentes médicos especializados em abortos nos Estados Unidos, que foi assassinado em 2009 em uma igreja no Kansas, enquanto rezava com a família. A produção audiovisual está disponível no YouTube com legendas em português. Assista acima.

Andréa Martinelli

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas