75% dos brasileiros são favoráveis ao aborto em casos de estupro

Marcha das Vadias 2015 Rio de Janeiro RJ Foto Mídia Ninja

Marcha das Vadias 2015/ RJ. Foto: Mídia Ninja

01 de setembro, 2022 Galileu

Pesquisa ouviu 20 mil pessoas de 28 países acerca da legalização do aborto e mostrou o Brasil tem um dos menores índices de aceitação do aborto legal para todos os casos

(Redação/Galileu) Uma pesquisa realizada no Brasil e em outros 27 países pelo instituto francês Ipsos mostra que 75% dos brasileiros são favoráveis à interrupção da gestação em caso de estupro, porcentagem próxima à média global, que é de 76%.

Entretanto, a pesquisa Global Views on Abortion também aponta que o Brasil possui o sexto menor índice no mundo quando o assunto é a legalização do aborto em todos ou na maioria dos casos. Enquanto apenas cerca de 48% dos brasileiros apoiam a legalização nesses termos, a média global é de 59%.

Os cinco menores índices de apoio ao acesso ao aborto legal sem restrições foram identificados na África do Sul (42%), Colômbia (40%), Índia (40%), Malásia (32%) e Peru (31%). Já os seis países mais favoráveis são Itália (73%), Grã-Bretanha (74%), Holanda (78%), Bélgica (78%), França (83%) e Suécia (86%).

A pesquisa também mostra que 71% dos brasileiros apoiam a legalização do aborto caso a gestação cause algum risco à saúde da mulher. Em casos em que a criança pode nascer com graves deficiências de desenvolvimento, nota-se uma diminuição no apoio: 52%.

Acesse a matéria completa no site de origem.

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas