Câmara cria grupo de trabalho sobre endometriose, que atinge 10 milhões de brasileiras

06 de maio, 2014

(Agência Câmara, 06/05/2014) O presidente da Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados, deputado Amauri Teixeira (PT-BA), criou, nesta terça-feira (6), o Grupo de Trabalho da Endometriose. As atividades serão coordenadas pelo deputado Alexandre Roso (PSB-RS).

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), a doença atinge cerca de 175 milhões de mulheres no mundo; sendo 10 milhões de brasileiras. “A origem, o diagnóstico e o tratamento têm sido um desafio para a medicina. Pacientes vem sofrendo com os sintomas que provocam muita dor e infertilidade”, ressalta Alexandre Roso. Ele acrescenta que a enfermidade impede a mulher de ter uma vida profissional e familiar normais.

Fazem parte do grupo de trabalho: os deputados Jô Moraes (PCdoB-MG); Marcos Montes (PSD-MG); Mandetta (DEM-MS); Janete Rocha Pietá (PT-SP); Benedita da Silva(PT-RJ); Rosane Ferreira (PV-PR); Gorete Pereira (PR-CE); Darcísio Perondi (PMDB-RS); Rogério Carvalho (PT-SE); e Rosinha da Adefal (PTdoB-AL).

Na primeira reunião do colegiado, ficou definida uma visita ao ministro da Saúde, Arthur Chioro, e a realização de um seminário para debater e buscar soluções para esse sério problema de saúde pública.

Janete Pietá sugeriu a mobilização da bancada feminina e de outros parlamentares, além dos que estão no grupo.

A doença

A endometriose é uma doença benigna provocada por células do endométrio que, em vez de serem expelidas, seguem no sentido oposto e caem nos ovários ou na cavidade abdominal, onde se multiplicam e sangram. Endometriose profunda é a forma mais grave da doença.

As causas ainda não estão bem estabelecidas. Uma das hipóteses é que parte do sangue reflua através das trompas durante a menstruação e se deposite em outros órgãos. Outra possibilidade é que a causa seja genética e esteja relacionada com possíveis deficiências do sistema imunológico.

Diagnóstico

Diante da suspeita de endometriose, o exame ginecológico clínico é o primeiro passo para o diagnóstico. Outros expedientes podem confirmar a doença, como exames laboratoriais e de imagem (ultrassom e endovaginal).O diagnóstico de certeza, porém, depende da realização da biópsia.

Tratamento

A endometriose é uma doença crônica que regride espontaneamente com a menopausa por causa da queda na produção dos hormônios femininos.

Mulheres mais jovens podem usar medicamentos que suspendem a menstruação. Lesões maiores de endometriose devem ser retiradas cirurgicamente.

Quando a mulher já teve os filhos que desejava, a remoção dos ovários e do útero pode ser uma alternativa de tratamento.

Acesse no site de origem: Câmara cria grupo de trabalho sobre endometriose, que atinge 10 milhões de brasileiras (Agência Câmara, 06/05/2014) 

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas