Diretora da OMS fala que testes da vacina contra o zika podem começar em 2016

744
0
Compartilhar:
image_pdfPDF

(Jovem Pan, 23/03/2016) A diretora-geral da Organização Mundial da Saúde, Margaret Chan, falou em uma coletiva em Genebra que “quanto mais se sabe, pior fica”, ao mencionar o cenário sobre a epidemia de zika ao redor do planeta e as recentes descobertas. Chan disse que já existem 23 projetos de vacina contra o vírus em andamento no mundo, a maioria liderada por instituições dos Estados Unidos, mas França, Índia, Áustria e Brasil também integram a lista.

Segundo Chan, é possível que esta primeira onda explosiva de disseminação do vírus possa ter acabado antes de a vacina estar disponível. No entanto, o desenvolvimento de uma vacina é considerado imperativo, já que mais da metade da população do mundo vive em áreas com a presença do mosquito Aedes aegypti, vetor do vírus da zika e de outras doenças como dengue, chikungunya e febre amarela.

A diretora geral da OMS alega que há estimativas de que pelo menos alguns desses projetos vão para testes clínicos ainda este ano. Chan, que é a maior autoridade da saúde pública mundial, reiterou a urgência do desenvolvimento de testes diagnósticos de zika, que já circula em 38 países e territórios, sendo que 12 localidades já relataram aumento de casos da síndrome de Guillain-Barré associados a resultados positivos para infecção pelo vírus. Ela ainda afirma que, se esse padrão for confirmado para além da América Latina e o Caribe, o mundo enfrentará uma grave crise de saúde pública.

Carolina Ercolin

Acesse no site de origem: Diretora da OMS fala que testes da vacina contra o zika podem começar em 2016 (Jovem Pan, 23/03/2016)

Compartilhar: