(G1/Bem Estar, 09/05/2016) De acordo com o Ministério da Saúde, todos as infecções são “importadas”. São oito casos a mais que o número divulgado no último comunicado.
O número de pessoas infectadas pelo vírus da zika na Espanha subiu para 113, oito a mais que o registrado na semana passada, de acordo com Ministério da Saúde Espanhol. Todos os casos são “importados”, ou seja, detectados em pessoas que contraíram o vírus fora do país. Do total, 14 correspondem a mulheres grávidas.
A região com mais casos registrados foi a Catalunha, com trinta e seis, seguido por Madrid com vinte oito.
Embora o quadro clínico deste vírus seja leve, no caso das grávidas há altas suspeitas de que possa provocar microcefalia e outras alterações neurológicas nos bebês.
Na última quinta-feira foi anunciado pelo Ministério o primeiro diagnóstico de um feto com microcefalia no país, verificado em uma mãe infectada pelo vírus da zika
“Uma mulher (grávida) foi infectada por zika e dengue e o feto mostra sinais de ter desenvolvido várias má-formações”, disseram autoridades de saúde da região espanhola da Catalunha em comunicado.
Acesse o site de origem: Aumentam para 113 os casos de zika na Espanha (G1/Bem Estar, 09/05/2016)