Compra de teste rápido do zika vírus espera certificação

13 de junho, 2016

(A Tarde, 13/06/2016) O Ministério da Saúde (MS) aguarda a finalização da última etapa da certificação de qualidade do teste rápido para detecção do zika vírus, desenvolvido pela Fundação Bahiafarma, para dar início às negociações para compra dos dispositivos.

A intenção, de acordo com o ministro da Saúde, Ricardo Barros, é que o teste para detecção da doença chegue o mais rápido possível em todos as unidades que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no país.

Ministro Ricardo Barros viu uma demonstração do teste, no laboratório Senai Cimatec, em Piatã - Foto: Raul Spinassé l Ag. A TARDE

Ministro Ricardo Barros viu uma demonstração do teste, no laboratório Senai Cimatec, em Piatã

“Queremos consolidar o quanto antes a utilização desse aparelho em nossa rede, sobretudo em mulheres em idade fértil ou grávidas”, disse o ministro, que esteve nesta segunda-feira, 13, em Salvador para uma demonstração do funcionamento do teste, realizada no laboratório do Senai.

Ainda segundo o ministro, a etapa de certificação do exame ainda não tem previsão para conclusão. No entanto, ele considera a criação do dispositivo – desenvolvido em parceria com uma empresa sul-coreana – um dos mais inovadores experimentos para detecção do zika desenvolvido no país.

“Dentre todas as pesquisas realizadas sobre o zika vírus, essa é a mais importante. Por meio do teste, é possível obter um resultado rápido, em até 20 minutos. Possuímos vários outros testes para detectar doenças variadas, mas nenhum se faz tão necessário nesse momento quanto este. Isso demonstra a qualidade do corpo científico baiano”, disse

Luana Almeida

Acesse o site de origem: Compra de teste rápido do zika vírus espera certificação (A Tarde, 13/06/2016) 

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas