Nasce em Barcelona o primeiro bebê da Europa com microcefalia causada pelo zika vírus

25 de julho, 2016

(El País, 25/07/2016) Recém-nascido está estável e não precisou de nenhuma reanimação específica.

Nasceu nesta segunda-feira em Barcelona o primeiro bebê na Europa commicrocefalia associada ao zika vírus. Após o parto, por cesariana, o recém-nascido “se encontra estável e não precisou de nenhuma reanimação específica”, disse o chefe do serviço de neonatologia do hospital Vall d’Hebron, em Barcelona, Félix Castillo. Os médicos confirmaram que o bebê apresenta “perímetro craniano baixo”, um sinal de microcefalia. A mãe foi contaminada com zika e dengue durante uma viagem à América Latina.

Castillo informou que sua equipe submeterá o bebê “a um exame completo” para detectar outras malformações apontadas nos exames pré-natais. “As outras malformações virão de todas as explorações posteriores”, observou Castelo.

O secretário de Saúde Pública da Catalunha, Joan Guix, relatou que já foram detectados 91 casos de zika nessa região espanhola, sendo 21 em mulheres grávidas (cinco já deram à luz bebês sãos).

Jessica Mouzo Quintáns Barcelona

Acesse o site de origem: Nasce em Barcelona o primeiro bebê da Europa com microcefalia causada pelo zika vírus (El País, 25/07/2016)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas