OMS confia que situação do vírus da zika no Brasil está sob controle

10 de maio, 2016

(O Globo, 10/05/2016) Entidade diz que mais de 1.200 casos de microcefalia no país foram associados à doença.

A Organização Mundial da Saúde afirmou que está “confiante” de que a situação do vírus zika no Brasil está sob controle. Em entrevista a jornalistas em Genebra, sede da OMS, o porta-voz da agência, Christian Lindmeier, falou sobre o tema. Segundo Lindmeier, está sendo feito um controle eficiente do mosquito transmissor do vírus. Ele afirmou que a OMS está confiante de que as autoridades brasileiras e o Comitê Olímpico International, COI, estão fazendo todo o possível para reduzir a ameaça do zika.

A declaração da OMS ocorre 11 semanas antes do início dos jogos olímpicos. A agência diz que até o momento, mais de 1,2 mil casos de microcefalia no Brasil foram associados ao vírus zika. Mas de acordo com a OMS, cada viajante ao Rio de Janeiro para assistir às Olimpiadas ou participar dos jogos deve se proteger contra a picada de mosquitos e doenças como malária, dengue ou zika, usando repelentes e redes.

Já as grávidas devem procurar aconselhamento médico antes de viajar ao Brasil e os que retornam do país têm de praticar sexo seguro até seis semanas depois da viagem se acham que foram picados pelo mosquito.

*Com informações de Daniel Johnson, de Genebra.

Michele Alves de Lima , O Globo

Acesse o site de origem: OMS confia que situação do vírus da zika no Brasil está sob controle (O Globo, 10/05/2016) 

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas