SC tem segundo caso de zika vírus transmitido dentro do estado

17 de maio, 2016

(G1/SC, 17/05/2016) Paciente contraiu doença em São José do Cedro, na região Oeste.
Casos de dengue passam de 4 mil, segundo boletim da Dive desta terça.

Santa Catarina registrou o segundo caso de zika vírus transmitido dentro do estado. Desta vez, o paciente contraiu a doença em São José do Cedro, no Oeste. A informação foi divulgado em boletim da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) nesta terça-feira (17).
Na semana passada, o estado havia confirmado o primeiro caso de zika vírus com transmissão dentro do estado, em Chapecó, também no Oeste.
Ao todo, Santa Catarina tem 36 casos de zika vírus em 2016. Além dos dois contraídos dentro do território catarinense, outros 33 tiveram transmissão fora do estado e um precisa de confirmação de local de origem.
Foram identificados casos em Armazém, Balneário Camboriú, Belmonte,Braço do Norte, Brusque, Camboriú, Chapecó, Cunha Porã, Florianópolis, Itajaí, Ipuaçu, Jaguaruna, Luiz Alves, Maravilha, Paraíso, Pomerode, São João do Sul, São José, São Francisco do Sul, São José do Cedro, Tigrinhos, Tubarão, Urussanga, Videira e Xanxerê.
Os casos contraídos fora do estado tiveram como prováveis locais de infecção Ceará, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Alagoas, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Rondônia, São Paulo e Sergipe.
Em 2015, foram registrados 10 casos de zika vírus em Santa Catarina, todos contraídos fora do estado.
Dengue
De 1º de janeiro a 14 de maio, o estado registrou 4.116 casos de dengue. Desses, 3.788 foram contraídos dentro do estado.

A situação mais grave continua sendo em Pinhalzinho, no Oeste, com 2.392 casos de infecção dentro do próprio município.
Com isso, a cidade tem uma taxa de incidência de 12.794,2 casos por 100 mil habitantes, o que configura uma situação de epidemia da doença. Outros municípios na mesma situação são Serra Alta, com 4.498,8 casos por 100 mil habitantes, Bom Jesus 2.552,3 por 100 mil/hab, Coronel Freitas 1.499,9 por 100 mil/hab, Descanso 1022,9 por 100 mil/hab, e Modelo, com 455,7 por 100 mil/hab, todas no Oeste do estado.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) define o nível de transmissão como epidêmico para aqueles municípios com incidência maior ou igual a 300 casos de dengue por 100 mil habitantes.
Foi confirmada a transmissão da dengue dentro no estado em 24 municípios: Balneário Camboriú, Bom Jesus, Brusque, Caibi, Chapecó, Coronel Freitas, Descanso, Florianópolis, Guaraciaba, Guatambu, Itajaí, Itapema, Itapoá, Joinville, Maravilha, Modelo, Palmitos, Pinhalzinho, São José do Cedro, São Lourenço do Oeste, São Miguel do Oeste, Saudades, Serra Alta e Xanxerê.
O número de casos de dengue confirmados nos primeiros quatro meses de 2016 superou os registrados em todo o ano de 2015 em Santa Catarina.
Infestados pelo Aedes
Atualmente, há 43 municípios considerados infestados pelo mosquito Aedes aegypti: Anchieta, Balneário Camboriú, Bom Jesus, Caçador, Camboriú, Chapecó, Cordilheira Alta, Coronel Freitas, Coronel Martins, Cunha Porã, Descanso, Florianópolis, Guaraciaba, Guarujá do Sul, Itajaí, Itapema, Itapiranga, Joinville, Maravilha, Modelo, Nova Erechim, Nova Itaberaba, Novo Horizonte, Palmitos, Passo de Torres, Pinhalzinho, Planalto Alegre, Princesa, Porto União, Quilombo, São Bernardino, São Domingos, São José, São José do Cedro, São Lourenço do Oeste, São Miguel do Oeste, Santo Amaro da Imperatriz, Serra Alta, Sul Brasil, União do Oeste, Xanxerê e Xaxim. Conforme a Dive, a definição de infestação é realizada de acordo com a disseminação e manutenção dos focos
Morte por dengue
A primeira morte por dengue grave registrada em Santa Catarina foi confirmada no dia 24 de março em exame feito pelo Instituto Adolpho Lutz de São Paulo. O professor universitário Alisson Klam morreu em Chapecó, no Oeste, em 13 de março.
A Dive também investiga a morte de um jovem de 23 anos em Concórdia, no Oeste catarinense, que teve o exame positivo para dengue. O paciente morreu no dia 7 de abril e o caso foi notificado uma semana mais tarde pela Prefeitura de Concórdia.
Em Florianópolis, a Secretaria Municipal de Saúde confirmou em 22 de março um caso importado de dengue hemorrágica na capital. O paciente contraiu a doença em viagem à Argentina, no começo de março, e foi internado no Hospital Florianópolis dia 16, onde permanece sendo tratado. Não há contágio direto da doença.

Febre Chikungunya
Há 48 casos de febre de Chikungunya no estado, mesmo número do boletim passado. Desses, 46 foram contraídos fora do estado e dois são investigados para saber o local de origem.

Os casos contraídos fora do estado tiveram como prováveis locais de infecção Paraná, Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Sergipe e Rio de Janeiro.
Os casos confirmados foram identificados em Araranguá, Biguaçu, Blumenau, Braço do Norte, Brusque, Caibi, Chapecó, Descanso, Florianópolis, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville, Laguna, Mafra, Orleans, Penha, Porto União, Salto Veloso, São José, Schroeder e Xanxerê.
Em 2015, o estado teve oito casos da doença. Um deles foi contraído em Itajaí e o restante, fora do estado.

Sala de situação
Dos 43 municípios considerados infestados, 38 implantaram a sala de situação municipal. Os municípios que passam a ser considerados infestados estão sendo orientados sobre a implantação da sala.

Acesse o site de origem:  SC tem segundo caso de zika vírus transmitido dentro do estado (G1/SC, 17/05/2016) 

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas