Vacina contra a zika protege macacos e camundongos em uma só dose, diz estudo

02 de fevereiro, 2017

Resultados de testes pré-clínicos foram descritos pela revista ‘Nature’.

Uma nova vacina contra o zika tem o potencial de proteger com a aplicação de apenas uma dose. Os testes foram feitos por uma equipe de pesquisa liderada por cientistas da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, e foram descritos na edição desta quinta-feira (2) da revista “Nature”.

(G1/Bem Estar – acesse no site de origem)

De acordo com os resultados, macacos e camundongos mostraram respostas positivas com relação à imunidade contra a doença após os testes pré-clínicos.

“Observamos rápida e duradoura imunidade sem eventos adversos e, por isso, pensamos que esta vacina é uma candidata que representa uma estratégia promissora para a luta global contra o vírus da zika”, disse um dos autores da pesquisa, Drew Weissman. “Esperamos começar os testes clínicos em 12 a 18 meses”, completou.

Devido aos surtos da doença na América Latina, Estados Unidos, África e outras regiões, cientistas de todo mundo estão em uma “corrida” para a produção de uma vacina. Esta é a primeira a mostrar a um bom nível de proteção sem a utilização do vírus vivo em sua criação.

As vacinas tradicionais são feitas com base na versão debilitada ou morta do vírus – entram em contato com o corpo e obrigam uma reação imunológica de forma segura. Tal vacina divulgada pela “Nature” usa partes do RNA do zika com genes responsáveis pela produção de proteínas-chave que ajudam no acesso às células humanas.

Esta nova candidata, de acordo com os pesquisadores, induziu a uma imunização rápida dos camundongos em duas semanas. Tal proteção foi mantida cinco meses após a vacinação.

Já nos macacos, uma única dose proporcionou forte proteção cinco semanas após a aplicação.

“Nosso trabalho sugere, até agora, que essa nova estratégia de vacina induz a um nível de neutralização do vírus cerca de 25 vezes maior do que se vê em vacinas padrão após uma única dose”, disse Weissman.

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas