Zika pode ter efeitos semelhantes ao Alzheimer em cérebro de adultos

31 de agosto, 2016

Novo estudo indica que impacto da infecção pode ser muito mais grave do que se pensava

(R7, 30/08/2016 – Acesse no site de origem)

Uma nova pesquisa sobre os efeitos do vírus zika aparentemente pode derrubar o entendimento de que a infecção é uma preocupação exclusiva para as mulheres grávidas. De acordo com o estudo, a doença pode causar danos similares aos do Mal de Alzheimer no cérebro de adultos.

Até agora, a infecção transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti tem sido essencialmente relacionada com casos de microcefalia — uma má formação grave, em que os bebês nascem com cabeças pequenas e danos cerebrais. Por conta desse efeito, as mulheres grávidas vêm sendo advertidas pelos órgãos de saúde a evitar entrar em contacto com a infecção.

No entanto, um novo estudo feito em ratos indica que o impacto da infecção do zika em adultos pode ser muito mais grave do que se pensava. As experiências nos animais mostram que o vírus parece atacar células imaturas no cérebro adulto.

Essas mesmas células são vitais para a aprendizagem e a memória, o que faz com que perdê-las possa ter efeitos desastrosos, comparáveis aos transtornos presentes em pessoas pessoas portadoras da doença de Alzheimer. Com o tempo, o ataque gradual do zika às células imaturas poderia levar ao encolhimento do cérebro e à dificuldade do órgão em realizar importantes processos cognitivos, segundo o estudo.

O professor e membro da equipe do Instituto de Alergia e Imunologia de La Jolla, Sujan Shresta, afirma que o zika “pode claramente infectar o cérebro dos adultos e causar estragos”.

— Mas é uma doença complexa, e catastrófica para o desenvolvimento prematuro do cérebro. A maioria dos adultos infectados com o zika raramente apresentam sintomas detectáveis. Seu efeito sobre o cérebro adulto pode ser mais sutil, mas agora sabemos o que procurar.

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas