Fundação Poder Jovem conecta, em rede nacional, mães e cuidadoras de jovens com HIV

04 de abril, 2016

(Agência Aids, 04/04/2016) Como as mães dos jovens que vivem com HIV lidam com eles numa fase em que emoções e sentimentos entram em ebulição e todas as certezas viram questionamentos? Foi pensando nessas mulheres que a Fundação Poder Jovem criou a Rede Nacional de Mães Vivendo e Convivendo Positivamente. O lançamento será no sábado (9) durante a Virada da Saúde, na Unibes Cultural, das 11h às 11h30. No mesmo dia, adolescentes e jovens da Fundação apresentarão espetáculos de dança e teatro, pensados exclusivamente para o público da Virada, das 10h às 12h.

Segundo os criadores da rede, projeto coordenado pela infectologista e diretora administrativa da Fundação Poder Jovem, Glória Brunetti, e pela presidente da Fundação e especialista em pedagogia hospitalar, Sandra Santos, a ideia é, além de acolher, fazer a conexão entre as mulheres, sejam elas mães ou cuidadoras de adolescentes e jovens com HIV.

“A adolescência já é um período de conflito para filhos e mães, em que muitas ficam perdidas. Se somarmos isso ao HIV, a mãe ou a cuidadora chegam a uma situação de não saberem a quem recorrer para pedir ajuda. No caso da transmissão vertical, a culpa é muito grande. Então, vamos acolher essas mães e oferecer a elas suporte psicológico”, explica Sandra.

A Fundação conta com 541 jovens cadastrados, mas apenas 80 participam ativamente das atividades. Para Sandra, a expansão do trabalho com a criação de uma rede para as mães também beneficiará o jovem que, muitas vezes, abandona o tratamento, a escola e outras atividades por falta de incentivo e estrutura familiar. “Nos encontros, poderemos orientar essas mães sobre os seus direitos e de seus filhos, indicar serviços, auxiliar na solução de conflitos e preocupações do dia-a-dia. Para melhorar a adesão ao tratamento e a vida do jovem no geral, é preciso cuidar também de seus cuidadores,” afirma Sandra.

Segundo Júlio Fucuta, assessor de imprensa e voluntário da Poder Jovem, a rede vai beneficiar também mães que vivem com HIV, inclusive as que estejam grávidas. “É uma conexão que visa dar mais qualidade de vida para mães e filhos”, diz ele.

Os encontros presenciais da rede acontecerão mensalmente em São Paulo, mas a intenção é acolher mães de todo o país. Para isso, a Fundação já disponibilizou uma conta no WhatsApp para atender cuidadoras que vivem e convivem com HIV/aids de todas as regiões.

Acesse no site de origem: Fundação Poder Jovem conecta, em rede nacional, mães e cuidadoras de jovens com HIV (Agência Aids, 04/04/2016)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas