Ministro da Saúde mostra a experiência do Brasil no combate à transmissão vertical do HIV/aids, em Genebra

19 de maio, 2014

(Agência AIDS, 19/05/2014) Em Genebra para participar da Assembleia Mundial da Saúde, o ministro Arthur Chioro apresentou um painel no encontro da Unitaid, organização internacional que tem como objetivo aumentar o acesso da população aos medicamentos para HIV/aids, tuberculose e malária. Ele falou da experiência brasileira no combate ao HIV/aids em crianças. “No Brasil, temos observado uma importante queda da transmissão vertical nos últimos anos. Em dez anos, houve uma redução de 56% dos casos de aids em menores de 5 anos. De 1.083 casos, em 2002, para 485 em 2012”, disse.

Nesse domingo (18), o ministro da Saúde se reuniu com a diretora-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Margaret Chan, antes da abertura da Assembleia Mundial da Saúde, iniciada nessa segunda-feira (19). No encontro, que visou fortalecer a parceria entre a OMS e o Brasil, Chioro agradeceu o apoio da Organização ao Programa Mais Médicos, por meio da Organização Panamericana da Saúde (OPAS).

“Graças à parceria com a OMS, conseguimos fixar 14 mil médicos em regiões que não contavam com a atenção básica e, hoje, 49 milhões de brasileiros passaram a ter acesso à assistência médica”, disse o ministro à diretora da OMS.

Chioro também reafirmou o compromisso do Brasil com as ações voluntárias da OMS e se colocou à disposição para contribuir com questões já superadas graças às políticas de saúde adotadas pelo Brasil.
“Temos uma importante experiência na erradicação da poliomielite e podemos ajudar na luta contra essa doença no mundo”, afirmou.

Margaret Chan destacou a importância do Brasil e dos demais países do grupo conhecido como BRICS, que reúne, além do Brasil, a Rússia, a Índia, a China e a África do Sul. “Os Brics ainda vão mudar muita coisa na saúde do mundo” enfatizou Chan. Ela também fez elogios às parcerias firmadas entre Brasil e OMS e assegurou que o país pode continuar contando com o apoio da Organização.

Fonte: Departamento de DST/Aids e Hepatites Virais

Acesse o site de origem: Ministro da Saúde mostra a experiência do Brasil no combate à transmissão vertical do HIV/aids, em Genebra

 

 

 

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas