Mostra em hospital do DF traz fotos de mulheres na luta contra o câncer

13 de outubro, 2014

(G1, 13/10/2014) O Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF) recebe até 10 de janeiro de 2015 a exposição “Recomeço”, com fotografias de mulheres que venceram o câncer de mama. O evento é promovido pela Associação de Mulheres Mastectomizadas de Brasília e pode ser visto gratuitamente.

Ao todo, a mostra reúne 25 fotos no corredor do ambulatório do centro médico. Segundo a organização, o intuito da exposição é aumentar alertar para a importância da busca de um diagnóstico precoce. A associação também quer aumentar a ofertas de cirurgia de reconstrução de mama a mulheres vítimas de câncer.

“Muitas mulheres temem o diagnóstico do câncer de mama e, às vezes, evitam buscar ajuda por temor do que podem descobrir. Temem um provável resultado positivo e acham que vão morrer. Descobri que tinha um câncer no seio aos 30 anos, fiz a mastectomia e cirurgia plástica no Hospital Regional da Asa Norte. Minha mãe também teve câncer, há 16 anos. Fez a reconstrução e hoje é modelo da exposição”, disse a coordenadora da mostra, Joana Jaken.

Estatística

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), em 2013 foram feitas 1.395 cirurgias de reconstrução de mama pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O gasto estimado nas operações é superior a R$ 1 bilhão. O Inca informa que cerca de 52 mil mulheres são diagnosticadas com a doença a cada ano no Brasil.

Procedimento

A cirurgia de mastectomia consiste em remover a mama em mulheres diagnosticadas com câncer. O procedimento também pode ser efetuado de forma preventiva, para diminuir o risco de a mulher desenvolver a doença.

Acesse no site de origem: Mostra em hospital do DF traz fotos de mulheres na luta contra o câncer (G1, 13/10/2014)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas