04/03/2010 – Globo é alvo de inquérito em caso de homofobia no “BBB”

04 de março, 2010

A Procuradoria da República em São Paulo instaurou inquérito civil público para apurar a responsabilidade da Globo sobre a veiculação, no reality show “Big Brother Brasil”, de uma declaração do participante Marcelo Dourado de que o vírus HIV só é contraído por homossexuais.bbb_dourado040310

Segundo o procurador Jefferson Dias, da regional dos direitos do cidadão, se  for comprovada a responsabilidade da emissora, a Globo terá que divulgar no próprio programa uma resposta à declaração. Nota divulgada pela Folha de S.Paulo na seção Outro Canal cita como exemplo uma campanha educativa com o objetivo de diminuir os danos causados pela informação equivocada.

Tanto o procurador Jefferson Dias quanto o infectologista Ronaldo Hallal, coordenador do Departamento de DST/Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, afirmam que, ao contrário do que declarou o apresentador Pedro Bial no programa, “a Globo tem responsabilidade, pois deu voz ao participante veiculando a declaração em rede nacional”. Para o médico, a fala “reforça o estigma de que só homossexuais são portadores do HIV”.

A assessoria da Globo declarou que a emissora desconhece o inquérito e que não poderia comentar o assunto. No entanto, reafirmou que não é responsável pelas “declarações e opiniões pessoais de participantes de reality shows”.

Acesse a nota da Folha de S.Paulo – 04/03/2010

Leia também: “Médicos explicam a relação de Dourado com os gays no BBB” (R7 Notícias – 26/02/2010)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas