10/01/2012 – Integrantes do Grupo Temático Unaids enfocam necessidade de combater a Aids entre negros

10 de janeiro, 2012

( Agência de Notícias da Aids) Durante reunião do Grupo Temático Ampliado das Nações Unidas sobre HIV/Aids realizado em Brasília nesta terça-feira, dia 10, pesquisadores, representantes do Unaids (Programa Conjunto das Nações Unidas para o HIV e Aids) e governo enfatizaram a necessidade de implementar ações para prevenir pretos e pardos do HIV.

De acordo com o Relatório Anual das Desigualdades Raciais no Brasil 2009/2010, em todas as grandes regiões geográficas agrupadas do País essas populações gozam de menor taxa de cobertura do Sistema Único de Saúde do que a população branca.

A publicação, organizada pelo Laboratório de Análises Econômicas, Históricas, Sociais e Estatísticas das Relações Raciais (Laeser), do Instituto de Economia da Universidade do Rio de Janeiro (IE-UFRJ), aponta também que, para pretos e pardos, o número de óbitos em decorrência da aids chega a ser quase 10% maior do que em brancos.

“Faltam estratégias intersetoriais por parte do governo”, disse um dos organizadores do estudo, Marcelo Paixão. O representante do Unaids no Brasil, Pedro Chequer, afirmou que o órgão vai contribuir com o combate à aids no País estimulando ações em regiões especificas, como na Bahia e no Alto Solimões (AM), que faz fronteira com Peru e Colômbia.

De acordo com Chequer, no plano de ações do Unaids para 2012 e 2013 constam a redução da transmissão vertical do HIV, da sífilis, do preconceito e estigma em relação a populações vulneráveis e da violência contra a mulher.

Segundo o diretor-adjunto do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde Eduardo Barbosa, “a temática racismo e aids será discutida nos congressos (Brasileiros de DST, Aids e Hepatites Virais) deste ano”. Os eventos estão previstos para o segundo semestre.

Outras autoridades, como representantes da rede Lai-Lai, que atua contra o racismo e a favor da promoção da saúde, também participaram do encontro.

Dicas de Entrevista


Laeser
(21) 3873.5237 (Instituto de Economia da UFRJ) – [email protected]

Assessoria de imprensa do Unaids
[email protected] – (61) 3038.9217
Aislan Silva (61) 9196.8990

Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais
Assessoria de Imprensa
(61) 3306.7051 / 7024 / 7010 / 7016 – [email protected]

Acesse em pdf: Integrantes do Grupo Temático Unaids enfocam necessidade de combater a aids entre negros (Agência de Notícias da Aids – 10/01/2012)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas