17/10/2011 – ‘O jovem não tem mais o mesmo medo do HIV’, por Jairo Bouer

17 de outubro, 2011

(Folha de S.Paulo) Jairo Bouer, médico psiquiatra, escreve em sua coluna no suplemento Folhateen sobre as campanhas do Dia Mundial da Aids e do Carnaval 2012. Veja trechos seleconados:

“Na última semana, participei em Brasília de um grupo de trabalho no Ministério da Saúde para definir o “briefing” (informações, orientações) para que as agências de publicidade desenvolvam o esboço das campanhas do Dia Mundial da Aids (1º de dezembro) e do Carnaval 2012.”

“Neste ano, os jovens continuam como um foco importante de cuidado. Entre os jovens, dois grupos chamam atenção: as meninas, com suas dificuldades em negociar o uso do preservativo e sua confiança cega nos jovens companheiros; e os garotos que fazem sexo com outros garotos e têm se descuidado com frequência em suas novas experiências.”

“Outro foco é mostrar a importância, mesmo nos dias de hoje, do cuidado, da prevenção e da administração dos riscos no caso da Aids. Hoje, o jovem não vê o vírus HIV como sendo aquele mesmo bicho de sete cabeças que as gerações anteriores enxergavam. Houve uma banalização da doença, talvez por um afastamento dos períodos mais críticos da epidemia, da chegada de tratamentos mais eficazes ou, ainda, do uso de profilaxia (prevenção) com remédios em alguns casos especiais.”

Leia coluna na íntegra: O jovem não tem mais o mesmo medo do HIV, por Jairo Bouer (Folha de S.Paulo – 17/10/2011)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas