22/03/2013 – Aborto é responsável por 22% das mortes maternas na capital baiana

22 de março, 2013

(Tribuna da Bahia) O aborto representa um grave problema de saúde pública em países em desenvolvimento, inclusive no Brasil. O procedimento, na maioria das vezes, é realizado em condições inseguras e pode provocar consequencias danosas à saúde da mulher, inclusive levando-a à morte.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que metade das gestações no mundo é indesejada e uma a cada nove mulheres recorre ao aborto. No Brasil, os cálculos mostram que o índice de abortamento é de 31%.

O Conselho Federal de Medicina (CFM), em sua primeira manifestação na história sobre o aborto, vai enviar parecer ao Senado defendendo a liberação do procedimento até a 12ª semana de gravidez.

A questão é polêmica, mas a corrente que defende a legalização e a que é contra têm um ponto em comum: evitar a gravidez indesejada é a melhor forma para impedir o aborto.

Nesse contexto, a Secretaria Municipal da Saúde, através da Área Técnica de Saúde da Mulher, promove ações que estimulam o planejamento familiar por meio do uso de métodos contraceptivos, sexo seguro com uso de preservativos em todas as relações para prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e gravidez indesejada.

A Rede Cegonha de Salvador é outra aliada na assistência prestada às mulheres, pois prevê a realização de exames pré-natais que minimizam as chances de abortamento durante a gestação. Veja alguns dos serviços oferecidos pela SMS.

Anticoncepcionais – A SMS oferece nas Unidades Básicas de Saúde uma série de contraceptivos. O preservativo masculino e a pílula ainda são os métodos mais usados pela população.

Além desses, o dispositivo intrauterino (DIU), o preservativo feminino e a injeção anticoncepcional também são disponibilizados na rede municipal nos casos de indicação médica.

Diagnóstico precoce da sífilis – As gestantes que realizam o pré-natal nas unidades da rede municipal de saúde fazem o exame para detecção de sífilis nas primeiras semanas da gestação.

Apesar de ser uma doença infecciosa de tratamento fácil, rápido e barato, a sífilis ainda representa um grande desafio para a saúde pública, pois torna-se crônica se não for combatida, comprometendo várias partes do corpo.

A bactéria da sífilis – Treponema pallidum – também pode infectar o bebê durante a gravidez, causando graves problemas de saúde na criança, levar ao aborto espontâneo ou morte perinatal.

Acesse em pdf: Aborto é responsável por 22% das mortes maternas na capital baiana (Tribuna da Bahia – 22/03/2013)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas