22/11/2013 – UNAIDS pede fim da violência baseada no gênero para reduzir o risco de infecção por HIV

22 de novembro, 2013

(ONU Brasil) O diretor-executivo do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (UNAIDS), Michel Sidibé, afirmou na sexta-feira (22) que “a cada hora 50 mulheres jovens se tornam recém-infectadas pelo HIV” em mensagem em antecipação ao Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra a Mulher, comemorado em todo mundo na segunda-feira (25). “Mulheres e meninas têm o direito de viverem livres da violência e das injustiças e de se protegerem contra o HIV”.

Leia também: UNAIDS pede fim da violência baseada no gênero para reduzir o risco de infecção por HIV (ONU Brasil)
– Aumenta feminização da Aids e crescem denúncias de tráfico de mulheres (Adital)
– Situação da mulher usuária de crack é ainda mais vulnerável, diz pesquisador (Agência Câmara)
– Infecção de gestantes e mortalidade por Aids permanecem maiores entre a população negra (Agência de Notícias da Aids)

O Programa da ONU aproveita a celebração da data para pedir o fim da violência baseada no gênero, que além de ser uma grave violação dos direitos humanos, aumenta o risco das mulheres contraírem o HIV. Pesquisas recentes estabelecem uma clara associação entre violência por parceiro íntimo e o HIV; as mulheres que experimentam tal violência enfrentam um risco 50% maior de adquirir o vírus. Responder à violência baseada no gênero e ao HIV é “uma questão de responsabilidade global compartilhada pela justiça social”, afirmou Sidibé.

Acesse a íntegra no Portal Compromisso e Atitude: UNAIDS pede fim da violência baseada no gênero para reduzir o risco de infecção por HIV (ONU Brasil – 22/11/2013)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas