(Folha de S.Paulo) A maioria dos soropositivos não tem acesso a medicamentos anti-Aids. Relatório da Organização Mundial da Saúde revela que um terço dos 15 milhões de portadores do vírus HIV tomam remédios antirretrovirais.
O documento mostra que a situação melhorou nos países menos desenvolvidos. No fim de 2009, 5,2 milhões de pessoas no mundo recebiam tratamento, contra 4 milhões em 2008. O Brasil oferece entre 50% e 80% de cobertura do tratamento e é um dos 14 países que fornecem a terapia para mais de 80% das crianças que necessitam.
Cuba e Ruanda estão entre oito países em desenvolvimento que conseguiram cumprir a meta estabelecida em 2006 de levar tratamento a, no mínimo, 80% dos pacientes em 2010.
Botsuana e África do Sul oferecem tratamento a mais de 80% das mulheres grávidas que têm o HIV. Em média, 59% das gestantes no mundo tiveram acesso ao tratamento -no entanto, mais de mil crianças são contaminadas diariamente antes de nascer, no parto ou durante a amamentação, alerta a OMS.
Acesse a matéria: Maioria com HIV não tem acesso a terapia (Folha de S.Paulo – 29/09/2010)