29/10/2010 – Fala do papa sobre eleição é desrespeito, critica grupo de católicas (Terra)

29 de outubro, 2010

(Portal Terra) A ONG Católicas pelo Direito de Decidir divulgou nota em que critica o papa Bento 16 por pregar o envolvimento de religiosos nas eleições. “Trata-se de um caso de desrespeito total à laicidade do Estado”, critica o grupo.

Em encontro com bispos do Maranhão, o papa orientou os religiosos brasileiros a orientarem politicamente os fiéis contra propostas que permitam o aborto. O papa afirmou ainda que “quando os projetos políticos contemplam aberta ou veladamente a descriminalização do aborto ou da eutanásia, o ideal democrático é atraiçoado”.

Em resposta à mensagem do papa, o grupo de mulheres católicas declara que Bento 16 não poderia falar em democracia sendo ele próprio “o chefe maior de uma Igreja que segue mantendo uma estrutura pré-moderna e piramidal e patriarcal”. “Falar, orientar seus fiéis ou quadros religiosos, não significa tornar-se impositivo, e infringir a lei para disseminar suas ideias”, diz o documento.

Leia a reportagem e a nota na íntegra: Grupo de católicas: Fala do Papa sobre eleição é desrespeito (Portal Terra – 29/10/2010)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas