Oito casos de microcefalia no MT foram provocados por zika

10 de outubro, 2016

Informações constam de boletim divulgado pela Secretaria de Saúde. Oito mortes provocadas pela malformação foram registradas em MT

(G1, 08/10/2016 – Acesse no site de origem) 

Dos 39 casos confirmados de microcefalia (bebês com cérebro de tamanho menor do que o normal) em Mato Grosso, 8 foram causados pelo vírus da zika, transmitido pelo mosquito Aedes aegypti. Os dados são da Secretaria Estadual de Saúde (SES) e levam em conta os casos notificados até o dia 1º de outubro. O levantamento consta no boletim epidemiológico divulgado neste sábado (8) pelo órgão. Ainda segundo os dados, foram confirmadas quatro mortes ocasionadas pela malformação.

Cuiabá lidera o ranking dos casos provocados pelo vírus da zika. São sete casos confirmados na capital. O outro registro, segundo a SES, foi feito em Primavera do Leste, a 239 km de Cuiabá.

Ao todo, foram notificados até o dia 1º de outubro 314 casos da malformação. Desse total, 39 foram confirmados através de exames.

Do total de casos confirmados, a maior parte foi registrada no município de Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá. Em seguida, aparece a capital com seis casos e Sorriso, a 420 km de Cuiabá, com três notificações.

Já as mortes provocadas pela microcefalia ocorreram em Cuiabá (5), Primavera do leste (1), Rondonópolis (1) e Sinop (1). Outras 12 mortes seguem sendo investigadas.

Microcefalia
São considerados com microcefalia os bebês com perímetro cefálico em recém-nascidos de 31,9 cm para meninos e 31,5 cm para meninas. O parâmetro é do Ministério da Saúde, seguindo recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). Em dezembro, o parâmetro para diagnóstico da doença já havia diminuído, passando de 33 cm para 32 cm.

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas