Pais de bebês com microcefalia vivem dificuldades e descobertas

14 de outubro, 2016

Faz um ano que o Brasil começou a registrar um aumento de casos de bebês nascidos com microcefalia por causa do vírus da zika.

(G1, 13/10/2016 – Acesse no site de origem)

Faz um ano que o Brasil começou a registrar um aumento de casos de bebês nascidos com microcefalia por causa do vírus da zika. Pra essas famílias, os últimos 12 meses têm sido de descobertas. E dificuldades.

ultrassom zika

Imagine o tamanho do susto e do desespero quando Cassiana deu à luz gêmeos tão diferentes: Melissa tem microcefalia; o Júnior, não. Os pais não entendem o que a ciência ainda não explica.

“A gente ainda espera uma resposta ainda da medicina”, diz o pai.
Para quem tem dois filhos da mesma idade, crescendo juntos, é impossível não perceber a diferença no desenvolvimento deles. E dentro de casa, com dedicação exclusiva, a Cassiana aprendeu que o tempo passa em ritmos diferentes para a Melissa e para o Júnior.

“A minha bebezinha, eu sei que ela vai demorar muito a aprender. E eu fico… porque eu vejo um desenvolvendo mais do que o outro”, conta a mãe.
Muitas perguntas continuam sem respostas.

“Qual é a causa da causa dessas doenças? É a pobreza, é a miséria, quais são os fatores determinantes?”, questiona Rubens Belfort Belfort Jr, professor titular da Unicef.

O Nordeste brasileiro foi o epicentro da epidemia do vírus da zika. Mas a doença se espalhou por todas as regiões do país. As comunidades sem saneamento básico são as mais vulneráveis. Metade da população brasileira não tem acesso à rede de esgoto.

Para diminuir o número de doentes a prevenção é o melhor remédio. É preciso combater o mosquito que já é bem conhecido dos brasileiros, o Aedes aegypti. No Recife, o combate é diário nos bairros que registram o maior número de casos de doenças provocadas pelo mosquito.

Uma comunidade do Recife só tem água nas torneiras dois dias por semana. Com a necessidade de acumular água, os erros se repetem e os reservatórios d’água viram criadouros do mosquito.

“Importante é a prevenção. É antecipar. É estar combatendo os focos do mosquito antes que haja o adoecimento”, destaca o gerente de vigilância ambiental do Recife, Jurandir Alves de Almeida.

Segundo o Ministério da Saúde, os investimentos para combater o mosquito mais que dobraram no último ano. E 59 mil agentes foram treinados para fazer vistorias em todo o país até o verão.

Já a tão esperada vacina começa a ser testada em macacos em novembro.
As autoridades estão em alerta. No ano passado, as mães adoeceram no primeiro semestre. E desde setembro, o número de bebês com microcefalia começou a aumentar. E, as mulheres, podem engravidar?

“A OMS faz essa recomendação porque ainda não temos vacina, ainda não temos segurança absoluta de que se possa ter uma gravidez sem o risco da microcefalia por zika. Nós estamos informando a todos dos riscos, das possibilidades que existem e as pessoas tomarão a sua decisão”, aponta Ricardo Barros, ministro da Saúde.

O primeiro ano de vida mostra que é preciso dar mais atenção e apoio para que as crianças com microcefalia sejam tratadas com dignidade. Entre tantos direitos que as famílias reivindicam, a carteira de identidade já é a primeira conquista.

Quase todas as mães perderam o emprego ou não podem trabalhar para se dedicar aos filhos. O benefício de prestação continuada, da Previdência Social, ainda é para poucos: só vale para as famílias muito pobres, com a renda inferior a R$ 220 por pessoa.

“Fomos vítimas de uma calamidade pública e merecemos, sim, uma atenção maior, uma atenção redobrada, porque não foi nossa culpa”, diz Germana Soares, presidente da União Mãe de Anjos.

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas