Podcast investiga maior processo por aborto do Brasil e como tema virou debate político

Aborto – Foto Christian Braga – Jornalistas Livres

Foto: Christian Braga/ Jornalistas Livres

30 de agosto, 2023 Folha de S. Paulo Por Redação

Caso das 10 Mil conta história de operação policial em clínica clandestina que atingiu milhares de mulheres em Campo Grande (MS)

A Folha estreia nesta quarta-feira (30) um novo podcast, Caso das 10 Mil, série narrativa que investiga a derrocada de uma clínica especializada em abortos e como ela acirrou a disputa política sobre o tema no país.

A Clínica de Planejamento Familiar funcionou durante 20 anos no centro de Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul. O lugar, comandado pela médica anestesista Neide Mota Machado, oferecia principalmente um serviço: abortos clandestinos.

De 1989 a 2007, passaram pela porta da clínica milhares de mulheres em busca de uma interrupção da gravidez. O procedimento é comum no Brasil: a Pesquisa Nacional de Aborto de 2021 mostrou que uma em cada sete mulheres com até 40 anos abortou ao menos uma gestação. O levantamento coordenado pela antropóloga Débora Diniz ouviu 2.000 mulheres em 125 municípios.

Essas mulheres, em sua maioria, acessam a interrupção da gravidez no mercado clandestino. No Brasil, o aborto só é legal em casos de estupro, risco de vida para a gestante ou anencefalia do feto.

Uma espécie de acordo silencioso entre a médica Neide Mota Machado e a sociedade de Campo Grande permitiu que o funcionamento da clínica se mantivesse por duas décadas. Até que uma reportagem da TV Globo denunciou os atendimentos e isso desencadeou uma operação policial.

Na ação da polícia, os registros médicos de 10 mil pacientes foram apreendidos. Os casos foram analisados, investigados e levaram mais de mil mulheres à Justiça. As funcionárias da clínica também foram processadas —e levadas ao Tribunal do Júri.

Acesse a matéria no site de origem.

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas