Webinar Violência obstétrica e mortalidade materna – 20 anos do caso Alyne Pimentel” – Dia 28/06, às 10h

27 de junho, 2022

Nesta terça-feira, dia 28 de junho, a partir das 10h, a 106ª reunião do Fórum Permanente de Violência Doméstica, Familiar e de Gênero, em parceria Núcleo de Pesquisa em Gênero, Raça e Etnia (NUPEGRE), da Escola da Magistratura do Estado Rio de Janeiro (EMERJ), realiza o debate online “Violência obstétrica e mortalidade materna – 20 anos do caso Alyne Pimentel”. As inscrições podem ser feitas aqui e a participação será equivalente a horas de estágio pela OAB/RJ para estudantes de Direito. A reunião lembrará o caso de Alyne Pimentel, um dos casos mais emblemáticos de mortalidade materna no país, que completa 20 anos este ano.

O encontro on-line, via plataformas Zoom e YouTube, terá a abertura da presidente do Fórum Permanente e coordenadora do NUPEGRE, juíza Adriana Ramos de Mello. Haverá tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Palestrantes

A juíza Katerine Jatahy Kitsos Nygaard, vice-presidente do Fórum Permanente; a defensora pública Flávia Nascimento, coordenadora de Defesa dos Direitos da Mulher; e a médica ginecologista Ana Teresa Derraik Barbosa, diretora da Maternidade Santa Cruz da Serra e da ONG Nosso Instituto, serão as palestrantes do evento. A mediação será da psicóloga Maria Cristina Milanez Werner, mestre em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e especialista em Gênero e Direito pela EMERJ.

Violência obstétrica

Dados da pesquisa “Nascer no Brasil”, coordenada pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP-Fiocruz), revela que apenas metade das mulheres dá à luz de acordo com as boas práticas obstétricas. Ou seja, 50% das grávidas estão expostas a atos que causem dor, dano ou sofrimento desnecessários no período de gestação e no pós-parto.

Em 14 de novembro de 2002, Alyne da Silva Pimentel Teixeira estava no sexto mês de gestação e buscou assistência na rede pública em Belford Roxo, no estado do Rio de Janeiro. Alyne era negra, tinha 28 anos de idade, era casada e mãe de uma filha de cinco anos. Com náusea e fortes dores abdominais, buscou assistência médica, recebeu analgésicos e foi liberada para voltar a sua casa.

Não tendo melhorado, retornou ao hospital, quando então foi constatada a morte do feto. Após horas de espera, Alyne foi submetida à cirurgia para retirada dos restos da placenta. O quadro se agravou e foi indicada sua transferência para hospital em outro município, mas seu deslocamento foi feito com grande atraso.

No segundo hospital, a jovem ainda ficou aguardando por várias horas no corredor, por falta de leito na emergência, e acabou falecendo em 16 de novembro de 2002, em decorrência de hemorragia digestiva resultante do parto do feto morto.

 

 

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas