06/07/2011 – Dilma: Sistema Único de Assistência Social vai ser ‘irmão gêmeo’ do Plano Brasil sem Miséria

06 de julho, 2011

(Agência Brasil) O Projeto de Lei do Sistema Único de Assistência Social (Suas), sancionado por Dilma Rousseff em 6 de julho, faz parte da meta de superação da extrema pobreza no país, proposta pela presidenta no Plano Brasil sem Miséria.

“A estrutura da assistência social será a base para a inclusão de famílias no cadastro único. Essa rede do Suas e o Brasil sem Miséria passam a ser hoje irmãos gêmeos”, afirmou a presidenta.

Ela deu enfâse ao peso da atuação conjunta para a efetivação das ações de assistência social no país. “Em um país como o nosso, de dimensão continental, muitas de nossas políticas não teriam alcançado a eficiência e efetividade sem parceria com estados e municípios.”

Sistema Único de Assistência Social (Suas) 
O Suas foi criado em 15 de julho de 2005 e a lei sancionada pela presidenta garante formalmente a continuidade das ações e do repasse de recursos para os serviços. Atualmente, o sistema conta com quase 10 mil centros de referência, onde atuam cerca de 220 mil profissionais.

Os programas  do Suas são oferecidos nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) e nos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).

O Creas atende crianças e adolescentes vítimas de abuso e exploração sexual e de violência doméstica. Já o Cras oferece  programa de inclusão produtiva e projetos de enfrentamento à pobreza, a construção de centros de convivência para idosos e a implantação de serviços para crianças até 6 anos que visam o fortalecimento dos vínculos familiares.

Coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social, a gestão das ações assistenciais fica a cargo dos municípios, estados e Distrito Federal. Atualmente, 99,5% dos municípios participam do projeto.

Veja a notícia completa: Dilma: Sistema Único de Assistência Social vai ser “irmão gêmeo” do Plano Brasil sem Miséria (Agência Brasil – 06/07/2011)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas