07/03/2011 – ‘País não está pronto para erradicar miséria’, diz especialista (Folha)

07 de março, 2011

(Folha de S.Paulo) Renato Dagnino, professor titular no Departamento de Política Científica e Tecnológica da Unicamp, afirma em entrevista que o “Brasil não está pronto para erradicar a miséria nem para absorver a chamada nova classe média”. Para ele, falta ao país conhecimento tecnológico e científico adequado e integração com políticas sociais. 

A seguir, trechos da entrevista concedida à Folha.

“No mundo inteiro, a pesquisa feita na universidade é direcionada para o interesse das empresas. Muito pouco atende aos interesses do Estado. Se olharmos para as demandas que têm a ver com o projeto de erradicação da miséria, veremos uma carência enorme de conhecimento técnico-científico. Entre outras razões, porque as necessidades básicas das populações nos países desenvolvidos foram atendidas há muito tempo. Hoje, a expansão da fronteira do conhecimento está conectada ao interesse das pessoas de mais alta renda.

Esse conhecimento de que necessitamos não existe, temos que produzir, com soluções tecnicamente perfeitas, ou as melhores possíveis, além de social e ambientalmente adequadas.”

É possível utilizar o poder de compra do Estado de uma forma mais coerente com a ideia de inclusão social. A latinha de alumínio é um exemplo. Por que não podemos transformar a latinha em esquadria de alumínio com uma tecnologia social, completando a cadeia da janela de alumínio com a economia solidária? O Minha Casa, Minha Vida poderia ser usado de outra forma. Quase todos os recursos vão para empreiteiras, quando uma parte grande poderia ir para mutirões.”

Existem três bons negócios com tecnologia: roubar, copiar ou comprar. Desenvolver, só em último caso.”

“O processo de erradicação da miséria é uma oportunidade de ouro. Esse processo desvela enorme demanda reprimida por conhecimento. E não só conhecimento desincorporado, mas incorporado em bens, serviços, capacidade produtiva.”.

“…é hora de inovar com qualidade, e não fazer simples aumento quantitativo. Quando se dobra a capacidade produtiva, o impacto indesejável pode até quintuplicar.”

Do ponto de vista cognitivo, do ponto de vista de conhecimento científico-tecnológico, o país não está pronto de jeito nenhum (para sair da miséria).”


FOLHA.com
Leia mais trechos em
folha.com.br/po884966

Leia essa entrevista na íntegra: “País não está pronto para erradicar miséria”, diz especialista (Folha de S.Paulo – 07/03/2011)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas