07/03/2011 – Sem mulheres, Bolsa Família não reduziria pobreza, diz Dilma

07 de março, 2011

(Folha.com/O Estado de S. Paulo/O Globo) Em seu programa semanal de rádio, Café com a Presidenta, Dilma Roussef fez uma homenagem ao Dia Internacional da Mulher, afirmando que, sem a participação ativa das mulheres, o Programa Bolsa Família não seria capaz de reduzir a pobreza no país. O programa social, ressaltou a presidenta, é feito “para as mulheres, para a sua família e seus filhos”.

Ao comentar o aumento médio de 19,4% no valor do Bolsa Família, a presidenta destacou que, dos 13 milhões de benefícios distribuídos anualmente, 93% são destinados a mães de família. “Com esse dinheiro, a mãe de família compra alimentos, compra os produtos de higiene e compra todos os produtos de primeira necessidade, inclusive material escolar. E aí gera renda também para o dono do mercadinho, da lojinha, da farmácia, fazendo então a roda da economia girar, gerando emprego e aumentando a riqueza de todos”, explicou a presidenta.

Segundo Dilma Rousseff, entre os resultados proporcionados até o momento pelo programa na área da saúde destaca-se a queda da desnutrição infantil. Para ela, esse talvez seja o maior benefício do Bolsa Família. “Você que tem uma criança em casa sabe muito bem: é nessa fase que a mãe tem que gastar mais dinheiro com os filhos, comprando comida, acompanhando o peso, acompanhando o crescimento”, disse Dilma, lembrando que as famílias mais pobres também são aquelas que geralmente têm mais crianças. “Eu sou mãe”, prosseguiu, “e imagino como é difícil para uma mãe ouvir um filho pedir comida e não ter para dar.”

Já na área da educação, os avanços incluem o aumento no número de crianças na escola, já que o abandono escolar é menor entre benefíciários, pois manter os filhos na escola é uma dos requisitos do programa. 

Acesse essas matérias:
Dilma destaca participação das mulheres no Programa Bolsa Família (O Globo – 08/03/2011)
Bolsa Família vira elo com eleitorado feminino (O Estado de S. Paulo – 08/03/2011)
Sem mulheres, Bolsa Família não reduziria pobreza, diz Dilma (Folha.com – 07/03/2011)


Leia a seguir a transcrição do programa Café com a Presidenta (07/03/2011) na íntegra:

“Oi, gente, eu sou o Luciano Seixas. Hoje é segunda-feira de Carnaval. Muita gente está de folga, mas não podíamos faltar ao nosso encontro de toda segunda com a presidenta Dilma Rousseff. Não é, presidenta?

Presidenta: É sim, Luciano. Até porque nessa semana nós lançamos o reajuste do Bolsa Família. Sabe, Luciano, no dia 8 de março, amanhã, é o Dia Internacional da Mulher. E como nesse ano caiu na terça-feira de Carnaval, nós resolvemos comemorar todo o mês como sendo o mês da mulher. O aumento do Bolsa Família, Luciano, abre uma dessas comemorações, porque é um programa – o Bolsa Família – feito para as mulheres, para a sua família e seus filhos.

Apresentador: Pois é, a senhora escolheu abrir o mês da mulher anunciando para as mães o aumento no valor do Bolsa Família e liberando mais recursos?

Presidenta: O Bolsa Família, Luciano, foi criado para reduzir a pobreza. E está reduzindo, viu, Luciano? Mas sem a participação ativa das mães, das mulheres, isso não estaria acontecendo. Dos quase 13 milhões de benefícios que nós distribuímos atualmente, 93%, ou seja, quase tudo, é responsabilidade das mães de família. A mulher pega o dinheiro do Bolsa Família e vai comprar o alimento, mantém os filhos na escola e cuida da saúde deles. Essa mulher, Luciano, está ajudando a construir o futuro dos seus filhos, e também o futuro do Brasil.

Apresentador: Então, o aumento médio foi de 19%. Mas para crianças e adolescentes de zero a 15 anos foi maior: 45,5%. Explica para gente essa diferença?

Presidenta: Olha, Luciano, as crianças e os adolescentes são a parte mais frágil da família, por isso eles precisam de mais atenção. Eles estão em fase de crescimento, precisando se alimentar melhor. Você que tem uma criança em casa sabe muito bem: é nessa fase que a mãe tem que gastar mais dinheiro com os filhos, comprando comida, acompanhando o peso, acompanhando o crescimento. E nós sabemos também, Luciano, que as famílias mais pobres são aquelas que têm mais crianças, e, portanto, as que mais precisam. O aumento do Bolsa Família foi também um passo, Luciano, que nós estamos dando para começar a implantação do nosso Programa para a Erradicação da Miséria.

Apresentador: Agora, presidenta, muita gente pergunta, ainda, para que serve o Bolsa Família. A gente podia aproveitar para explicar.

Presidenta: Olha, Luciano, o Bolsa Família, ele foi criado em 2004, logo no início do primeiro governo do presidente Lula. Era um compromisso que o presidente Lula assumiu, de que no Brasil nós não queríamos que as pessoas passassem fome. Ele é um programa de transferência e de distribuição de renda. Com esse dinheiro, a família, a mãe de família, vai e compra alimento, compra os produtos de higiene, e compra todos os produtos de primeira necessidade, inclusive material escolar. E aí, gera renda também para o dono do mercadinho, da lojinha, da farmácia, fazendo então, Luciano, a roda da economia girar, gerando emprego e aumentando a riqueza de todos.

Apresentador: E exige, por parte das famílias, alguns compromissos, não é?

Presidenta: Ah, é verdade, sim! Exige, sim. Tem o que nós chamamos condicionalidades. Significa que recebe o Bolsa Família, mas também tem de ter uma condição para receber. A condição é levar as crianças para receber atenção médica e também garantir que as crianças fiquem na escola. Porque o sentido maior do Bolsa Família é fazer com que as gerações futuras, as crianças que vão ser os adultos de amanhã, tenham uma vida diferente da vida dos seus pais.

Apresentador: Quais são os resultados, presidenta?

Presidenta: Olha, Luciano, nós temos tido resultados muito bons. O país alcançou melhorias grandes, tanto na educação quanto na saúde – em parte pelo programa Bolsa Família.

Apresentador: Começando pela saúde, quais são as melhorias?

Presidenta: Olha, a coisa mais importante é que caiu muito a desnutrição infantil. Eu sou mãe, e imagino como é difícil para uma mãe ouvir um filho pedir comida e não ter para dar. Isto talvez seja o maior benefício do Bolsa Família.

Apresentador: E na educação, quais são as melhorias?

Presidenta: Olha, Luciano, na educação, é que o número de crianças do Bolsa Família que abandonam a escola é muito menor do que entre aquelas que não recebe o benefício. O Bolsa Família está alcançando o seu objetivo de ajudar a criança a estudar, a progredir na vida, a ser alguém, a ter uma profissão.

Apresentador: E com essa mensagem, nós encerramos o nosso Café.

Presidenta: E encerramos homenageando as mulheres que sempre tiveram que lutar muito mais, mas muito mais mesmo, para serem reconhecidas. Lembrando que amanhã é o Dia Internacional da Mulher. Este ano, como eu disse no início, nós faremos um mês inteirinho de comemorações. Encerro o programa, Luciano, com uma homenagem à força e a coragem da mulher brasileira.

Apresentador: E viva as mulheres!

Presidenta: É isso aí, Luciano, viva as mulheres! E bom Carnaval, não é, Luciano, para todo mundo.

Apresentador: É isso aí. Lembre-se: você pode ouvir este programa na internet. O endereço é www.cafe.ebc.com.br. O Café com a Presidenta volta na próxima segunda-feira, até lá.”

 

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas