11/02/2011 – Ministra Iriny diz que combate à miséria será prioridade na luta das mulheres

11 de fevereiro, 2011

(Vermelho) Em entrevista ao portal Vermelho, a ministra Iriny Lopes, da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), destacou a erradicação da pobreza – eixo principal do governo Dilma – como fundamental na luta contra a desigualdade de gênero. “Isso significa que vamos trabalhar incansavelmente pelo acesso à educação, à saúde e ao mercado formal de trabalho.” 

Ela afirmou também que “enfrentar as desigualdades de gênero é uma questão de governo, não só das mulheres”. E defendeu ações transversais – debatidas por todos os ministérios com os governos estaduais- e políticas públicas que concretizem as prioridades estabelecidas pelo governo federal.

“A miséria tem rosto feminino”
Segundo a ministra, “desenvolver e implementar ações que garantam de forma permanente a autonomia econômica da mulher, que amplie e qualifique sua participação nos espaços de poder, no mundo do trabalho, e dê visibilidade às suas expressões culturais e identidade contribui em muito para ‘desnaturalizar’ e acabar com a violência contra as mulheres”. 

Iriny Lopes acredita que uma reforma política é necessária para romper a falta de estímulo à participação da mulher num “espaço” subordinado exclusivamente aos códigos de conduta masculinos. “É preciso alterar esse sistema que perpetua a desigualdade. A busca pela autonomia econômica, financeira das mulheres e sua participação nos espaços de poder é uma pauta prioritária da SPM.”

Leia entrevista na íntegra: Iriny diz que combate à miséria ajuda na luta das mulheres (Vermelho – 11/02/2011)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas