12/04/2012 – Mulheres têm menor responsabilidade nas alterações climáticas, revela estudo

12 de abril, 2012

(SIC Notícias) As mulheres são mais afetadas pelas alterações climáticas, para as quais contribuem em menor grau do que os homens, e também têm sobre elas preocupações maiores, conclui um estudo do Instituto Europeu para a Igualdade de Gênero.

As principais conclusões do estudo – cuja versão final ainda está em elaboração – foram apresentadas a jornalistas de vários Estados-Membros da União Europeia (UE), numa reunião realizada esta semana, em Copenhaga, capital da Dinamarca, país que assegura a presidência da UE e que pediu ao Instituto Europeu para a Igualdade de Gênero (EIGE, na sigla em inglês) para estudar a combinação gênero-ambiente.

“A dimensão de gênero nas mudanças climáticas tem estado, até agora, relativamente ausente dos debates e iniciativas políticas da União Europeia”, reconhece o documento distribuído com as principais conclusões do estudo.
Katja Rosenbohm, diretora de comunicação da Agência Ambiental Europeia (AEE), que, a convite do EIGE, apresentou as principais conclusões do estudo aos jornalistas em Copenhaga, reconheceu que a associação entre mulheres e ambiente “ainda não é um assunto” na UE, “até porque a política ambiental da UE é apresentada como ‘gender neutral’  (sem gênero) “, justificou.

Também Ilze Burkevica, do departamento de estatística do EIGE, referiu o caráter “inédito” do estudo, que, entre outras coisas, salienta que mulheres e homens têm vulnerabilidades diferentes face às alterações climáticas, citando como exemplo o maior número de mortes do sexo feminino em situações meteorológicas extremas.

Simultaneamente, dadas as disparidades económicas entre mulheres e homens, elas têm mais dificuldade em aderir a ferramentas mais amigas do ambiente, como sistemas de eficiência energética e energias renováveis.

Outra das conclusões do estudo é que as mulheres contribuem menos para a emissão de gases com efeito de estufa, o que é explicado pelo EIGE com o seu menor poder económico e de consumo, mas também com padrões de comportamento diferentes.

Atualmente, as mulheres utilizam mais os transportes públicos e consomem menos carne, estão mais informadas sobre saúde, aderem mais a ações de defesa do ambiente e estão mais disponíveis para mudar de estilo de vida, fazendo viagens mais ambientalmente sustentáveis ou prescindindo de carro próprio, enumera o EIGE.

Por exemplo, em Portugal, os homens têm quase o triplo de viaturas das mulheres (mais dados em http://www.eige.europa.eu/content/document/gender-equality-and-climate-change-main-findings).

O estudo avalia também o envolvimento ativo das mulheres nos processos de decisão ambiental, mostrando que, nos setores de energia e transportes, responsáveis pela maioria das emissões de gases de estufa no espaço da UE, as mulheres raramente têm cargos de responsabilidade e decisão.

“Estas diferenças de gênero têm de ser tidas em conta quando se desenvolve políticas, medidas e instrumentos relacionados com as alterações climáticas”, sustenta o estudo.

Leia matéria em PDF: Mulheres têm menor responsabilidade nas alterações climáticas, revela estudo (SIC Notícias – 12/04/2012)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas