19/01/2012 – Governo quer incluir mais 320 mil famílias no Brasil sem Miséria

20 de janeiro, 2012

(Portal G1) A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, afirmou nesta quinta-feira (19) que o governo federal pretende incluir 320 mil novas famílias no Brasil sem Miséria, programa carro-chefe da presidente Dilma Rousseff que visa retirar da extrema pobreza 16 milhões de pessoas. O governo classifica como extremamente pobres as famílias que vivem com até R$ 70 por mês por pessoa.

O anúncio foi feito após reunião da ministra com a presidente Dilma Rousseff no Palácio do Planalto, quando foram traçadas as metas e compromissos relacionados ao programa para 2012.

Como o Brasil sem Miséria envolve ações de diversas pastas, participaram também do encontro representantes dos ministérios da Saúde, Educação, Desenvolvimento Agrário, Trabalho, Assuntos Estratégicos, Previdência Social, Fazenda, Casa Civil e Planejamento.

No fim do ano passado, seis meses após a criação do programa, o governo anunciou que encontrou 407 mil famílias que viviam em situação de extrema pobreza em várias regiões do país sem receber benefícios assistenciais do governo federal. Dessas 407 mil famílias identificadas, conforme o governo, 305 mil já foram incluídas no Cadastro Único do governo federal e passaram a receber o Bolsa Família. Podem receber o benefício famílias com renda de até R$ 140 por mês por pessoa.

“Foi muito positivo até porque já tivemos nesses seis meses de Brasil sem Miséria resultados muito importantes. Estamos aprofundando essa estratégia garantindo que ela continue. A busca ativa, que conseguiu atingir todas as metas de 2011, continua. Nossa perspectiva é ter 320 mil pessoas a mais este ano”, afirmou.

Estados
A ministra destacou a parceria da União com os estados, que fazem complementação da renda do Bolsa Família. Nove estados já assinaram o pacto com o governo federal. “Essa estratégia é muito eficiente não só porque unifica os cadastros, complementa renda, garante que as famílias em extrema pobreza não só recebem o Bolsa Família, mas recebam a complementação dos estados”, disse.

Em 2012, disse Tereza, a expectativa é que 450 mil famílias passem a receber a complementação dos estados.

Pronatec
A ministra anunciou ainda que, através do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), o governo vai disponibilizar 300 mil vagas em 2012 exclusivamente para o público do Brasil sem Miséria, informou a ministra. “As ações de qualificação profissional voltadas para o público do Brasil sem Miséria serão intensificadas”, declarou.

Segundo ela, a presidente Dilma enfatizou o foco do Brasil sem Miséria nas crianças. De acordo com Tereza, no ano passado 1,3 milhão de crianças foram incluídas no Bolsa Família. “Uma das orientações fundamentais da presidenta Dilma foi para que nós continuássemos atentos às crianças”, disse.

Leia em PDF: 
Governo quer incluir mais 320 mil famílias no Brasil sem Miséria (PortalG1 – 19/01/2012)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas